sábado, 17 de novembro de 2007

Sugestões para os próximos dias


21 Novembro (quarta-feira):


PORTO - Poesia no Clube Literário do Porto
Hoje, 21 de Novembro, pelas 22h, na Sala Piano-Bar do Clube Literário do Porto, terá lugar as "Quartas Mal Ditas - Ler Poesia".
Concepção/Coordenação de Anthero Monteiro;
Colaboração de António Pinheiro, Diana Devezas, Joana Padrão, Luís Carvalho, Mário Vale de Lima e Rafael Tormenta.
Convidados: Amílcar Mendes, Isaque Ferreira, José Carlos Tinoco e Miguel Carvalho.
O Clube Literário do Porto fica na Rua Nova da Alfândega, 22.


CASCAIS - "Noites com Poemas 2"
"Noites Com Poemas" é mais uma das sessões de poesia que Jorge Castro organiza na Biblioteca Municipal de Cascais, em São Domingos de Rana.
A próxima terá lugar no dia 21 de Novembro, pelas 22 horas.
Como convidado, estará José Jorge Letria que falará de "Porquê um poema?"





VALENÇA - Espectáculo "Às avessas"
Hoje, na Biblioteca Municipal de Valença, pelas 10.30h, a Andante apresenta o espectáculo "Às Avessas".
O que se pode fazer com os livros? Aprender, crescer, brincar, virar o mundo do avesso, ou seja, olhar o mundo de outra maneira.
De uma forma lúdica, este espectáculo de teatro, tenta revelar o prazer que os livros podem proporcionar e como eles nos podem ensinar a ver as coisas sob outra perspectiva.
A poesia, a forma escolhida pela personagem do espectáculo, guia esta viagem onde se encontrarão a natureza, o tempo, as letras, a noite, a banda desenhada, tudo dentro de uma biblioteca.


22 de Novembro (quinta-feira):



MELGAÇO - Espectáculo "Às avessas"
Hoje, na Biblioteca Municipal de Melgaço, pelas 10h, a Andante apresenta o espectáculo "Às Avessas". (ver notícia de cima)


LISBOA - "Poesia Vadia" na Fábrica Braço de Prata
As sessões de Poesia Vadia da Ler Devagar que se realizavam há já cinco anos, recomeçaram no passado dia 3 de Outubro, agora nas novas instalações (Fábrica Braço de Prata). O horário mantém-se: quinzenalmente, às quintas, pelas 22 horas. Dinamizador: Pedro Mota.
A Fábrica fica na Rua Fernando Palha 26 (Marvila), junto ao Poço do Bispo, e o site, aqui.


LISBOA - Poesia no Bar A Barraca
Hoje, 22 de Novembro, pelas 23h há Poesia no Bar A Barraca.
"E´Mel", poemas de Tonino Guerra, é um espectáculo concebido e protagonizado por Alexandra Varela, com a participação de Mick Mengucci.
O Bar A Barraca fica no Teatro Cinearte - Largo de Santos, n.º 2, em Lisboa.



ANGRA DO HEROÍSMO – Recital de Poesia
A Biblioteca de Angra promove um recital de poesia destinado aos alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário que vai ser realizado no próximo dia 22 de Novembro.
Com duas sessões agendadas, por marcação, para as 10h00 e 13h30, respectivamente, na sede do grupo de teatro Alpendre, a iniciativa que se intitula “Matéria de Poesia - espectáculo-recital” é da responsabilidade do grupo de teatro de Coimbra, A Escola da Noite.
O evento, que vai ser preenchido com poemas de Sophia de Mello Breyner, Adélia Prado, Manoel de Barros, Carlos Oliveira e Alexandre O’Neill, aposta num formato inovador, assumindo um claro cruzamento entre as linguagens da poesia e do teatro, procurando tirar o máximo partido das imagens propostas pelos autores.
Ao longo de 45 minutos, a companhia de teatro vai propor, em cada um dos poemas, uma leitura cénica que partilha com o espectador na sua representação em palco.


LISBOA – Convívio Poético no Martinho da Arcada
Convívios Poéticos do Círculo Nacional d'Arte e Poesia
Até 27/12/2007
Quintas, 16h-18h
Informações Úteis: 213 973 717
Café Martinho da Arcada
Endereço: Pç. do Comércio, 3
Telefone: 21 887 92 59/21 886 62 13; Fax: 21 886 77 57


24 de Novembro (sábado):


LISBOA – Apresentação de Livro
Terá lugar hoje, 24 de Novembro, pelas 17 horas, no Reservatório da Mãe d’Água das Amoreiras, a apresentação do Livro “Kalevala” o poema épico da Finlândia (Editora Ministério dos Livros).
Discursará o embaixador Sauli Feodorow e apresentará a obra o tradutor Orlando Moreira.
Seguir-se-á um beberete, acompanhado ao som do Kantele.





LISBOA – Actividades da Associação Portuguesa de Poetas
Hoje, 24 de Novembro, terá lugar no Restaurante “Vá Vá” uma homenagem a João Barroso da Fonte, pelas 13 horas.
Os poetas da APP dirão poemas do autor e poemas a ele dedicados.
O Restaurante “Vá Vá” fica no cruzamento da Av. dos EUA com a Av. de Roma.
Também hoje, 24 de Novembro, terá lugar no Palácio Galveias o habitual Encontro Poético da APP, entre as 19h e as 20h30, onde todos os presentes dizem poesia.
O Palácio Galveias fica no Campo Pequeno.


MANGUALDE - Espectáculo "Às escuras, o amor"
Hoje, na Biblioteca Municipal de Mangualde, pelas 21.30h, a Andante apresenta o espectáculo "Às Escuras, o Amor".
"Às Escuras, o Amor" (que é também o título de um poema de David Mourão Ferreira) é um espectáculo com poesia, maioritariamente de autores portugueses, sobre a temática do Amor.






COIMBRA - Pintura e Poesia de Miguel Barbosa na Minerva
As Edições MinervaCoimbra e a Galeria Minerva promovem no próximo sábado, dia 24 de Novembro, o lançamento de um livro de Poesia e a inauguração de uma exposição de Pintura de Miguel Barbosa.
A obra, intitulada "Mitomania Poética", terá apresentação de José Ribeiro Ferreira.
A sessão tem início às 17 horas na Livraria Minerva Galeria, na Rua de Macau 52, ao Bairro Norton de Matos, em Coimbra.

3 comentários:

Anónimo disse...

Para o dia 21, o "Chef" Luís Graça recomenda vivamente, como "prato principal",uma ida ao Clube Literário do Porto.

As "especiarias" Amílcar Mendes (ver a sua foto a declamar Mário-Henrique Leiria no Clube Literário do Porto, no post "Dick Hard Cultural Tour, Fall 2007", em www.gandaordinarice.blogspot.com) e José Carlos Tinoco já valeriam a deslocação. Mas todos os outros motivos descritos são apenas mais razões para não faltar a um local emblemático da vida cultural portuense, numa pontinha da Ribeira.

Como "entrada", podem ficar a petiscar alguma coisa (ou jantar alarvemente) enquanto vêem o Portugal--Finlândia (19h45m), decisivo para a qualificação de Portugal para o Europeu.

O "Chef" Luís Graça não poderá usufruir de nenhum destes prazeres. Mas estará ocupado com outro "prazer da mesa" (www.oprazerdamesa.blogspot.com). Pelas 20 horas iniciará a sua participação na 2ª jornada do campeonato distrital de ténis de mesa de Lisboa (Inatel), 3ª categoria.

Bem acompanhado pelo seu eterno companheiro destas lides, Jorge Roxo, e pelo também amigo João Franca, os colegas de grupo que se divertirão com as "macacadas" de Luís Graça até 7 de Dezembro, data em que termina a primeira fase.

No dia seguinte, a 22 de Novembro, Luís Graça despe a camisa e os calções Butterfly e vai borboletar para o palco do Teatro Bocage com a camisola dos Calgary Flames e umas cuequinhas à maneira, compradas na sex-shop Via Intimidades, novo e recomendável estabelecimento das Avenidas Novas, ao lado da farmácia da Marquês de Tomar, mesmo em frente ao Parque de Estacionamento.

É penúltimo espectáculo de Dick Hard, Mimi Monchérie e Roxy Rasputine (não se sabe que heterónimos aparecerão em palco, sendo certo que o diabinho Dick Hard não faltará).


E como nos espectáculos anteriores a cultura já foi servida com sonetos "sérios" de Bocage, Dick Hard vai agora dedicar-se a uma "entremeada obscena com louros que lhe virão a ser atribuídos postumamente": Dick Hard + poesia satírico-obscena de Bocage.

Mas as paredes do Teatro Bocage são sólidas. Vão aguentar.

Antes, Dick Hard ganhará balanço com o tintol do "Satélite" do do "Pardieiro", mesmo ao pé dos Bombeiros da Graça. Para apagar os fogos interiores da poesia.

Ly disse...

Ah! mto triste aqui....me conta sobre eles....estou no Brasil então ficarei só imaginando

bjs

Ly

Anónimo disse...

Blog interessante!...