sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Fernando Pessoa para os mais novos




Vai ter lugar, no próximo dia 17 de Outubro, pelas 18h30, na Casa Fernando Pessoa, a apresentação do livro "Fernando Pessoa - O menino da sua mãe", escrito por Amélia Pinto Pais para que as crianças "aprendam a saborear a musicalidade dos poemas de um dos maiores autores da literatura portuguesa".

A obra começa com uma forjada autobiografia de Fernando Pessoa, que fala de si próprio às crianças, e continua com uma antologia poética, que inclui, desde os poemas escritos para os sobrinhos, até alguns do "Cancioneiro", da "Mensagem" e dos heterónimos.

Docente aposentada, a autora, licenciada em Filologia Românica pela Universidade de Coimbra, escreveu outras obras didácticas e de carácter ensaístico dedicadas a Fernando Pessoa ("Para Compreender Fernando Pessoa", 1966), Luís de Camões ("Para Compreender os Lusíadas", 1982, "Os Lusíadas em Prosa", adaptação para o público juvenil, entre outros), e Gil Vicente ("Auto da Barca do Inferno", uma edição escolar).

"Fernando Pessoa - O menino de sua mãe" tem ilustrações de Telma Fernandes e Pedro Leal e faz parte da colecção "À Descoberta" da editora Ambar.

2 comentários:

Joaquim Moedas Duarte disse...

Já não visitava este espaço há muito tempo. Obrigado pelas divulgações que faz. Vou ver se consigo estar na Casa F. pessoa, no dia 17...

Anónimo disse...

Esta vou falhar. Agora as segundas-feiras já estão super-concorridas. Tenho convites para Instituto Cervantes, Casa Fernando Pessoa, FNAC Chiado...
E nem falo das sessões de cinema.

Vou dar um abraço ao Zink, que lança a sua última novela gráfica: "Rei".