segunda-feira, 28 de maio de 2007

Universidade de Coimbra vai ter residência para poetas estrangeiros

A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova vai disponibilizar à Universidade de Coimbra (UC) uma residência para poetas, no âmbito de um protocolo assinado no encerramento do VI Encontro Internacional de Poetas.
Graça Capinha, do Grupo de Estudos Anglo-Americanos da Faculdade de Letras da UC, organizadora do encontro, explicou que «o acordo permite à Faculdade de Letras da UC trazer anualmente a Portugal dois a seis poetas estrangeiros, entre Janeiro e Março, para seminários e leituras de poesia, já a partir do próximo ano».
O protocolo estabelece que as despesas respeitantes à habitação, situada na vila de Monsanto, sejam pagas pela autarquia de Idanha-a-Nova, enquanto a universidade suporta as viagens dos poetas.
Esta era uma aspiração do Grupo de Estudos Anglo-Americanos, que desde 1992 sonhava ter um poeta-residente a colaborar com a Faculdade de Letras da Uiversidade de Coimbra.
O VI Encontro Internacional de Poetas (que tem por objectivo "divulgar a poesia portuguesa e democratizar o cânone literário com a introdução de jovens poetas") reuniu mais de quarenta de poetas de 18 países.

1 comentário:

Anónimo disse...

Uma iniciativa a aplaudir.