terça-feira, 22 de maio de 2007

Sugestão da Andante para esta semana

Os apanhadores de conquilhas


Uma família inteira
.....................a apanhar conquilhas

É o pai é a mãe
.....................é os filhos é as filhas

todos acocorados
.....................na sôfrega função

O gotejar do tempo
.....................é coisa que angustia

se não conduz a nada
.....................se não enche vasilha

por isso esta família
.....................sente que cumpre o dia

se ouvir dentro do plástico
.....................o gluglu da conquilha

E eu que sempre apanhei
.....................conchas mas sem miolo

neste imenso areal
.....................desde os confins da infância

tenho que me render
.....................ao triste desconsolo:

até estas gaivotas
.....................só andam à ganância:

cada vez que mergulham
.....................trazem peixe no bico!

E pensar que cantei
.....................a esbelta liberdade

de suas brancas asas!
.....................Por hoje aqui me fico

sofrendo em solidão
.....................esta crua verdade:

Não há gestos gratuitos
.....................por mais que diga ou faça

famílias ou gaivotas
.....................a cada um seu isco

em serviço ou em férias
.....................nenhum voo é de graça

só entendem o mar
.....................se produzir marisco

Mas e eu que faço eu
.....................a pé por estas ilhas

com ar de quem levou
.....................uma pedrada na asa

senão catar também
.....................umas tristes conquilhas

estas rimas forçadas
.....................que vou levar para casa?!


Teresa Rita Lopes




Interpretado pela Andante:

Voz: Cristina Paiva, Música: Fridge, Sonoplastia: Fernando Ladeira.

O MAR será o tema do novo espectáculo da Andante a estrear em Setembro.
Para mais maresias, inspirar aqui.

Sem comentários: