quinta-feira, 10 de maio de 2007

Prémio de Poesia Ibero-americana "Rainha Sofia"






A poetisa peruana Blanca Varela recebeu hoje o prémio "Rainha Sofia" de Poesia Ibero-americana, no valor de 42.100 euros. O prémio, oferecido pelo Património Nacional e pela Universidade de Salamanca, distingue a obra de um autor vivo que «pelo seu valor literário dê um contributo relevante ao património cultural comum ibero-americano e de Espanha».

Nesta edição concorreram 71 poetas de língua espanhola, inscritos por instituições académicas universitárias e culturais de Espanha, Portugal, América Latina e dos Estados unidos. O vencedor da edição passada foi José Saramago e em outras edições o prémio foi concedido, entre outros, aos chilenos Gonzalo Rojas e Nicanor Parra, ao brasileiro João Cabral de Mello Neto, ao colombiano Álvaro Mutis, ao uruguaio Mario Benedetti, e ao argentino Juan Gelman.

Blanca Varela, nascida em 1926 e definida como «uma grande figura da poesia peruana», considera que a sua obra não seria a mesma se não tivesse a ajuda do poeta e ensaísta mexicano Octávio Paz, que conheceu em Paris.
Recebeu o Prémio Octavio Paz de Poesia e Ensaio em 2001 e em 2006, o Prémio Lorca de Poesia.


Sem comentários: