terça-feira, 20 de fevereiro de 2007

Relembrar Zeca Afonso






















Cantor, poeta, músico, lírico, militante antifascista e anticolonial. José Afonso nasceu a 2 de Agosto de 1929 em Aveiro.
A sua passagem por Coimbra, como estudante, marcou a sua vida e a da cidade.
A escolha da sua canção “Grândola Vila Morena” para senha do 25 de Abril iria imortalizar o seu nome associado à Revolução dos Cravos.
Zeca é uma das figuras mais relevantes da música portuguesa de todos os tempos. Actuou ao vivo, pela última vez, em 29 de Janeiro de 1983, no Coliseu dos Recreios.

José Afonso morreu no dia 23 de Fevereiro de 1987, com 57 anos, no Hospital de Setúbal, às 3 horas da madrugada, vítima de esclerose lateral amiotrófica, diagnosticada em 1982. O funeral realizou-se no dia seguinte, com mais de 30 mil pessoas, da Escola Secundária de S. Julião para o cemitério da Senhora da Piedade, em Setúbal, onde a urna foi depositada na sepultura 1606 do quadro 19. O funeral demorou duas horas a percorrer 1300 metros. Envolvida por um pano vermelho sem qualquer símbolo, como pedira, a urna foi transportada, entre outros, por Sérgio Godinho, Júlio Pereira, José Mário Branco, Luís Cília, Francisco Fanhais. A Transmédia editou o triplo álbum, o primeiro da história discográfica portuguesa, Agora e Sempre, duas semanas depois da sua morte. O triplo disco é constituído pelos álbuns Como Se Fora Seu Filho (1983) e Galinhas do Mato (1985) e por um alinhamento diferente de Ao Vivo no Coliseu (1983). A 18 de Novembro foi criada a Associação José Afonso com o objectivo de ajudar a realizar as ideias do compositor autor e intérprete, no campo das Artes.

Por ocasião dos 20 anos da morte de José Afonso, muitas iniciativas irão decorrer por todo o país:

Sexta-feira, 23 de Fevereiro:

• Pelas 00h30h, o canal 1 da RTP apresentará o documentário «Zeca Afonso - 20 anos da morte», seguindo-se a exibição do concerto «José Afonso ao vivo no Coliseu», realizado a 29 de Janeiro de 1983.

• Em Lisboa, a Sociedade Portuguesa de Autores irá homenagear José Afonso numa sessão que terá lugar às 18.30h no Auditório Frederico de Freitas, na sede da SPA, em que participarão o seu presidente Manuel Freire e o seu vice-presidente, José Jorge Letria. Participarão ainda José Niza, Francisco Fanhais e Luiz Goes.
A fechar a sessão, o cantor Samuel interpretará algumas das suas canções mais conhecidas.

• No Mercado da Ribeira (Cais do Sodré, em Lisboa) às 21.30h, realizar-se-á um «Tributo a José Afonso» com os Cantadores de Rusga, Jorge Jordan, Mingo Rangel, Rogério Charraz, e o actor Jorge Castro, que lerá poemas.

• Em Odivelas terá lugar o colóquio «Conversa em torno da personalidade e do papel de José Afonso na cultura e sociedade portuguesas», que decorrerá no Auditório da Quinta da Memória e que contará, entre outros, com Miguel Gouveia.
Seguir-se-á a actuação do Grupo Coral Maria Gomes, da Sociedade Musical Odivelense, que interpretará temas de José Afonso.
Também em Odivelas, poderá ser apreciada uma exposição foto-biográfica sobre José Afonso no átrio dos Paços do Concelho. Esta mostra, propriedade da Associação José Afonso, estará patente até 05 de Março.
A exposição procura traçar o percurso de vida e o testemunho solidário de Zeca Afonso.

• Na Figueira da Foz, no Centro de Artes e Espectáculos, os cantores Vitorino, Janita Salomé e Zé Carvalho apresentarão à noite um espectáculo baseado no repertório de José Afonso, interpretando, desde baladas de Coimbra até à música tradicional e de teatro.

• No Entroncamento, no Cine-Teatro S. João, o cantor João Afonso e o pianista João Lucas apresentarão «Um redondo vocábulo».
Durante o espectáculo, o duo percorrerá cronologicamente canções menos conhecidas e mais intimistas de José Afonso.

• Em Guimarães, no Centro Cultural de Vila Flor estão programadas várias iniciativas, nomeadamente uma exposição com materiais inéditos do fundo documental da revista Mundo da Canção. Uma mostra que será inaugurada no dia 23, e que reunirá capas de discos, fotografias de espectáculos e promocionais, cartazes e recortes de imprensa.
À noite, no Grande Auditório deste Centro Cultural, será apresentado o espectáculo «Menino d'Oiro» com dramaturgia e encenação de Gil Filipe.
Neste projecto participarão vários grupos de teatro amador do concelho, além dos músicos Luís Almeida, Dino Freitas, Manuel Abreu e os agrupamentos Nicolinos, Amigos de Guimarães, Tu'obedes, Zecafusão e a Academia de Música Valentim Moreira de Sá.


Sábado, 24 de Fevereiro:

• Em Guimarães, no Pequeno Auditório do Centro Cultural de Vila Flor realizar-se-á pelas 15.30h, um concerto pela Banda Militar do Porto que, além de temas do seu repertório, interpretará temas da autoria de José Afonso.
Pelas 16.30h, no mesmo local, subirá à cena a peça de Hélder Freire «O incorruptível» com interpretação de Gil Filipe e às 17.30h, a vida e a obra de José Afonso serão tema de um debate com Alípio de Freitas, Mário Barradas, José Mário Branco, Hélder Costa e José António Gomes.
À noite, no Grande Auditório do Centro Cultural de Vila Flor, Amélia Muge, José Mário Branco e João Afonso apresentarão «Maio, maduro Maio». Este espectáculo contará ainda com o grupo galego de música tradicional Ardentía e a actriz Manuela de Freitas, que declamará poesia.

• Em Gueifães (Maia), pelas 21.30h, na cripta da Igreja Paroquial, José Afonso será homenageado com a actuação dos cantores José Silva e Francisco Fanhais.


Terça-feira, 27 de Fevereiro:

• Em Faro, no Club Farense, pelas 21.30h, Francisco Fanhais e Afonso Dias protagonizarão uma homenagem a José Afonso.

Vários outros espectáculos estão previstos, nomeadamente durante o próximo mês de Abril, na Casa da Música, no Porto, que organizará de 25 de Abril a 1 de Maio, um ciclo dedicado a José Afonso intitulado «Revolução».
Este ciclo contará com a apresentação do novo trabalho discográfico dos Frei Fado d'El Rei e o grupo portuense de percussão «Drumming» apresentará o seu espectáculo «Steel drumming toca Zeca Afonso».

1 comentário:

Alves Bento Belisário disse...

Nunca será demais lembrar a figura gigante de Zeca Afonso.
Bem hajam todos aqueles que se predispôem em lembrar e homenagear José afonso.

Abraço