segunda-feira, 8 de janeiro de 2007

Al Berto na Casa Fernando Pessoa


As Quasi Edições e a Casa Fernando Pessoa convidam-nos para o lançamento dos livros "Eis-me Acordado Muito Tempo Depois de Mim" (uma biografia de Al Berto) de Golgona Anghel, e, "O Último Coração do Sonho" de Al Berto, que se realizará no próximo dia 11 de Janeiro, às 18:30, com apresentação de Fernando Pinto do Amaral.


Conheci um homem que possuía uma cabeça de vidro.
Víamos — pelo lado menos sombrio do pensamento — todo o sistema
planetário.
Víamos o tremelicar da luz nas veias e o lodo das emoções na ponta dos
dedos. O latejar do tempo na humidade dos lábios.
E a insónia, com seus anéis de luas quebradas e espermas ressequidos.
As estrelas mortas das cidades imaginadas.
Os ossos [tristes] das palavras.

A noite cerca a mão inteligente do homem que possui uma cabeça
transparente.
Em redor dele chove.
Podemos adivinhar uma chuva espessa, negra, plúmbea.

Depois, o homem abre a mão, uma laranja surge, esvoaça.
As cidades (como em todos os livros que li) ardem. Incêndios que
destroem o último coração do sonho.
(...)


Al Berto

1 comentário:

Guto Melo disse...

Vai ver que é por isso que não durmo quando o cotidiano se apresenta como sêmen mirrado. A osteoporose da palavra não pode tomar conta de mim. Eu preciso sonhar, mas estou acordado. Então, escrevo como uma forma de dormir aos poucos