Esta notícia foi-me enviada pelo Joaquim Cascais, assíduo aqui da casa.
Tal como ele, eu acho a ideia interessantíssima.
Ora vejam:
Chama-se "Biblio Clube 24" e o seu conceito inovador assenta no serviço de empréstimo autónomo de livros 24 horas por dia, 365 dias por ano. O projecto, submetido à Fundação Calouste Gulbenkian, foi um dos 16 escolhidos a nível nacional por este organismo, não se conhecendo no nosso país ou fora dele, semelhante equipamento. O "Biblio Clube 24" tem como objectivo potenciar a promoção da leitura, funcionando como complemento de um serviço tradicional de biblioteca, perspectivado para satisfazer as necessidades de uma população dispersa e com horários nem sempre compatíveis com os de uma Biblioteca convencional.
Para a utilização desta máquina, os utentes têm que possuir um cartão magnético, cedido gratuitamente pela Biblioteca da Batalha, por forma a serem "reconhecidos" pelo sistema.
Uma vez nessa situação, os utilizadores poderão proceder à requisição dos livros, divididos por diversos géneros, tendo para tal um timming para a leitura do livro e sua respectiva devolução. Caso contrário, o sistema bloqueia o empréstimo ao utilizador em causa e os seus dados são enviados aos Serviços da Biblioteca.
Quem teve esta ideia foi uma senhora chamada Carla Valente (bibliotecária), quando um dia foi tomar uma bebida a uma daquelas máquinas onde se põe o dinheiro, se carrega num botão para escolher a bebida e a máquina nos dá a bebida.
Esta máquina (a Biblio Clube 24) permitirá escolher 160 títulos diferentes distribuídos por oito temáticas (esperamos que a Poesia seja a mais solicitada!).
3 comentários:
Já há muito que não passava por aqui. Voltei hoje e gostei muito. MUITO!
As "críticas" ao tom escuro do blogue, ao tipo pequeno de letra, etc, às quais V. espondeu muito gentilmente, a essas retiro-as hoje. Lê-se tudo muito bem, talvez seja do computador que eu tinha e agora é diferente.
O repositório de poesia é excelente. Obrigado!
Quanto à ideia desta "caixa de livros" parece completamente maluca mas, por isso mesmo, é excelente. Todas as ideias verdadeiramente doidas tendem a dar resultados positivos - se é que se pode generalizar uma conclusão destas...
Por mim vou tenteando um blogue de trazer por casa (lugaronde.blogspot.com), onde dou a minha cavadela na gleba da literatura. Não como criativo - que não sou - mas como divulgador, neste país onde impera o futebol e se confunde o Mário de Sá-Carneiro com o outro que morreu queimado dentro da avionete...
Um abraço, desejando continuação de bom trabalho
prefiro bem mais o modo clássico.
VAI SER A BICHA
TODOS LEVANTAM LIVROS
Enviar um comentário