segunda-feira, 18 de dezembro de 2006

1.º Prémio Luso-Espanhol de Arte e Cultura para José Bento





O poeta e tradutor português José Bento venceu no passado dia 11 de Dezembro o 1º Prémio Luso-Espanhol de Arte e Cultura. Este Prémio, no valor de 75 mil euros, é atribuído pela primeira vez e pretende distinguir um autor, pensador, criador ou intérprete que tenha contribuído significativamente para o reforço dos laços entre os dois países.

José Saramago, Álvaro Siza Vieira e José Adriano de Carvalho (por Portugal) e Clara Janês, José Luís Borao e Carlos Hernandéz Pezzi (por Espanha) formaram o júri.


José Bento nasceu no litoral da zona de Aveiro, em 1932. Estudou no Porto e em Lisboa.
Nos anos 50, revelou-se como poeta em revistas de poesia como Árvore, Eros, Cadernos do Meio-Dia e Cassiopeia, de que foi um dos directores. É autor de vários livros de poesia, entre os quais «Sequência de Bilbau» (1978), «O enterro do senhor de Orgaz» (1986), «Silabário» (1992) e «Um sossegado silêncio» (2002).
Poucas vezes se preocupou em reunir os seus poemas em livro, pelo que o seu nome é normalmente citado como excelente tradutor de numerosos poetas de língua espanhola, clássicos ou actuais (S. Juan de la Cruz, Pablo Neruda, Cernuda, Quevedo, Jorge Manrique, Lorca, Vicente Aleixandre, César Vallejo). Traduziu também para português «Dom Quixote», de Miguel de Cervantes, editado pela Relógio d’Água e com a qual venceu o Grande Prémio de Tradução do Pen Clube Português, igualmente com Miguel Serras Pereira, também tradutor de uma outra obra de Cervantes.

1 comentário:

Anónimo disse...

Viva o Bento LXXV !
Olé!