sábado, 7 de outubro de 2006

Semana cheia de poesia!

Esta semana que aí vem (9 a 15 de Outubro), está repleta de actividades. Senão, vejamos:

Na terça-feira, 10 de Outubro, no Salão Nobre do Palácio da Independência (no Largo de S. Domingos, em Lisboa), terá lugar, às 18.30 horas, o lançamento de "O Universo dos Lusíadas" e "Ressurgências Quase-Poéticas" da autoria de Luís Crespo de Carvalho.


Na quinta-feira, 12 de Outubro, terá lugar a apresentação do livro de poesia de Joaquim Evónio "Esboços Pessoanos" (3ª edição), no Bar "Inda a Noite é uma Criança", na Praça das Flores, em Lisboa, às 21.30 horas. Este livro de poesia é bilingue e tem desenhos de José Jorge Soares.
Para quem não puder ir, haverá outra apresentação do mesmo livro no sábado (dia 14), no Bar "10A" em Alvalade, também às 21.30 horas.

Também na quinta-feira, realiza-se o habitual convívio poético no Martinho da Arcada (na Praça do Comércio, em Lisboa), promovido pelo Círculo Nacional d'Arte e Poesia. Esta tertúlia realiza-se todas as quintas, das 16 às 18 horas.

No sábado, para além da já referida apresentação do livro de Joaquim Evónio, terá lugar no restaurante "Vá Vá" (na Av. de Roma, em Lisboa) a habitual tertúlia poética da Associação Portuguesa de Poetas, entre as 15.30 e as 18.30 horas, onde todos poderão dizer poesia de sua autoria ou de outros poetas.

Também no sábado, na Academia Recreio Artístico (na Rua dos Fanqueiros, 286 - 1º, em Lisboa), às 17 horas, terá lugar a apresentação do livro "Poetânea 5". Uma colectânea de poesia com textos de Ana Elisa Mercadante, Armando Taborda, Fernanda Pinto Ribeiro, Joaquim Evónio, José Junça, Julião Bernardes e Maria Natália Miranda. Haverá leitura de poemas do livro pelos autores e, após o intervalo, leitura de poemas por quem o quiser fazer.




No domingo, no Sardoal, (mais precisamente na Associação da Presa, em Alcaravela), terá lugar a apresentação do livro "Tagarelices" de Américo Farinha, pelas 15 horas. Esta sessão terá também um momento de poesia.


Outras actividades que decorrerão esta semana:



Em Abrantes, na Biblioteca Municipal António Botto, uma exposição bibliográfica sobre David Mourão Ferreira, que estará patente até 20 de Outubro.
Uma mostra que gira em torno de vários núcleos temáticos: Referências; Reminiscências e Recorrências.


Em Lisboa, no Museu-Palácio Angeja-Palmela (no Lumiar), está em cena o espectáculo "Das pessoas em Pessoa", pelo actor e encenador Ricardo Bargão, até 30 de Novembro. Trata-se de um espectáculo concebido para alunos com mais de 12 anos, de modo a despertá-los para o entendimento da obra de Fernando Pessoa e fomentar o gosto pela poesia, pelo teatro e pelas palavras ditas, com poemas de Fernando Pessoa ortónimo, e de Alberto Caeiro, Álvaro de Campo e Ricardo Reis. Este espectáculo pretende abrir os sentidos e os horizontes dos espectadores para o universo do poeta através das palavras ditas (uma espécie de Fernando Pessoa para principiantes), fazendo uma síntese dos principais temas da obra do poeta: desde a infância ideal e inexistente, o medo da loucura e da morte, até ao cansaço extremo pelo confronto entre uma alma infinita e excessiva encerrada numa vivência banal e sem história.

Bom, e agora... é só escolher!

1 comentário:

Memória transparente disse...

Obrigada pela informação/divulgação que aqui nos deixa. Como bem diz "agora é só escolher".

Boa semana.