terça-feira, 3 de outubro de 2006

Feira do Livro de Frankfurt









Abre amanhã (quarta-feira) a principal feira de literatura do mundo – a Feira do Livro de Frankfurt. Vai estar aberta até 8 de Outubro e tem como país convidado, a Índia, colosso mundial cuja literatura, no entanto, é quase desconhecida na Europa.
A Índia levará a Frankfurt 40 escritores, incluindo alguns dos seus nomes mais conhecidos a nível internacional, como Vikram Seth e Amit Chaudhuri.
Visitarão este certame cerca de 1000 autores de vários países, e marcarão presença 7.000 expositores de 111 países (entre os quais Portugal, com 45 editoras).
Esta feira terá cerca de 400 mil livros em exposição, cerca de 2.500 actividades e espera quase 300 mil visitantes.
O Instituto Português do Livro e das Bibliotecas vai estar presente (ao contrário do que aconteceu no ano passado, por falta de verba), mas não poderá levar autores. A representação oficial portuguesa terá um espaço de 4 metros quadrados que servirá de meeting-point para desenvolver uma acção de relações públicas junto dos editores e agentes literários estrangeiros, promovendo os autores portugueses e africanos de língua portuguesa e convidando os mediadores estrangeiros a candidatarem-se aos nossos programas de apoio à tradução e à exportação de artistas portugueses de livros infantis.
As apostas portuguesas deste ano são Ana Teresa Pereira, José Riço Direitinho, Miguel Miranda, Rodrigo Guedes de Carvalho, Rui Zink e Hélder Macedo, mas serão também promovidos José Rodrigues Miguéis, Mário Cláudio, Gonçalo M. Tavares, Adília Lopes, Mário Cesariny, José Gil e Francisco Bettencourt.

Sem comentários: