sábado, 22 de julho de 2006

Poesia Grega de Álcman a Teócrito



Uma amostra representativa dos diferentes géneros poéticos cultivados na Grécia antiga. Frederico Lourenço seleccionou as mais importantes composições poéticas de dez dos maiores poetas da Grécia Antiga. Cada um dos autores merece ainda uma introdução dedicada à sua vida e obra.

ÁLCMAN, autor do mais antigo exemplo que conhecemos de poesia lírica. Poeta do séc VII a.C., surge aos nossos olhos como curiosamente moderno, pelo extraordinário arrojo da sua linguagem e imagética.

SEMÓNIDES, que terá vivido no séc. VII a.C., autor do poema mais desconcertante de toda a literatura grega, a chamada “Sátira contra as Mulheres”, presente nesta antologia.

MIMNERMO, muito apreciado em Alexandria e em Roma, e um dos grandes mestres arcaicos da elegia.

SAFO, primeira autora da literatura europeia, e para muitos a representante da própria ideia da perfeição em verso.

ÍBICO, tido actualmente como o primeiro cultor da composição de odes triunfais dedicadas aos vencedores dos Jogos Helénicos.

ANACREONTE, nascido por volta de 570 a.C., e surpreendente na força irónica e na amargura erótica dos seus poemas.

TEÓGNIS, mestre do género elegíaco nascido no séc. VI a.C., e singular na literatura greco-latina pois é dele a primeira poesia política da literatura europeia.

BAQUÍLIDES, nascido por volta de 520 a.C., durante muitos anos um “poeta maldito”, mas conservado pela posteridade como o poeta dos coloridos, dos matizes e dos efeitos de luz.

PÍNDARO, nascido provavelmente em 518 a.C., está para a poesia lírica greco-latina como Homero está para a epopeia: são, cada um deles, a referência máxima em cada género. E é o primeiro génio da história da cultura europeia que tem plena consciência de ser genial.

TEÓCRITO, criador de um dos géneros poéticos que mais influenciará toda a poesia europeia: o bucolismo.

Organização, Tradução e notas de Frederico Lourenço.
Editora: Cotovia

Sem comentários: