quarta-feira, 30 de agosto de 2006

Parabéns a Eduardo Lourenço!



Eduardo Lourenço foi galardoado com o
“Prémio Extremadura para a Criação” que irá receber no próximo dia 6 de Setembro em Badajoz.
Este prémio, no valor de 42 mil euros, é considerado uma das maiores distinções atribuídas pela Junta da Extremadura.

Eduardo Lourenço foi um dos distinguidos, na categoria de «Melhor trajectória literária de um autor Ibero-americano».
Foram também distinguidos (por um júri que foi presidido por José Saramago, Prémio Nobel da Literatura 1998), o escritor espanhol Eugénio Fuentes, o pintor espanhol Javier Fernández de Molina e o pintor chileno Alfredo Jaar.
Para atribuir este prémio a Eduardo Lourenço, o júri teve em consideração sobretudo a sua obra de crítica e ensaio literário sobre poesia, tendo sido também considerada relevante a aproximação do ensaísta à modernidade, em particular à obra de Fernando Pessoa.

Com a atribuição do "Prémio Extremadura para a Criação", é reconhecida toda a obra de Eduardo Lourenço, na qual se destacam títulos como «Heterodoxia I», de 1949, «O Fascismo nunca existiu», de 1976, «O Labirinto da Saudade: psicanálise mítica do destino português», de 1978, e «Nós e a Europa ou Duas Razões» distinguido em 1988 com o "Prémio Europeu de Ensaio Charles Veillon".

O "Prémio Extremadura para a Criação" foi criado pela Junta da Extremadura em 2000 para estimular a actividade criativa e estreitar os laços culturais da região extremenha com Portugal e a comunidade ibero-americana.

Sem comentários: