terça-feira, 5 de dezembro de 2006

"Matéria de Poesia" em Coimbra







Hoje, 5 de Dezembro, pelas 18 horas, a Escola da Noite vai apresentar no Café-Teatro do Teatro Académico de Gil Vicente, “Matéria de Poesia” — espectáculo-recital construído a partir de poemas dos autores de língua portuguesa: Adélia Prado, Manoel de Barros, Carlos de Oliveira e Alexandre O’Neill.
As origens deste espectáculo — a 39ª produção d'A Escola da Noite — remontam à Oficina de Leitura de Poesia dinamizada pela companhia em parceria com o Instituto de Língua e Literatura Portuguesas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra no passado mês de Março.
Mantendo o conjunto essencial dos poemas trabalhados com os alunos nessa ocasião, A Escola da Noite dá-lhes agora forma de espectáculo.
O destaque conferido aos poemas de Adélia Prado e Manoel de Barros, autores pouco divulgados em Portugal, proporciona ao espectador um percurso por passagens seleccionadas da poesia brasileira contemporânea.
"Matéria de Poesia" adopta um registo que experimenta os “deslimites da palavra” e as suas múltiplas inscrições no corpo e no espaço e que procura valorizar, pela voz dos actores, a sensibilidade e a subtileza da palavra escrita, mas também a dimensão lúdica que os autores associam, nos textos escolhidos, ao próprio acto de criação poética/artística.

Os poemas:
Colagem (Carlos de Oliveira)
Papel (Carlos de Oliveira)
Impressionista (Adélia Prado)
Anímico (Adélia Prado)
Antes do nome (Adélia Prado)
Grande Desejo (Adélia Prado)
Janela (Adélia Prado)
Dona Doida (Adélia Prado)
Sedução (Adélia Prado)
Matéria de Poesia (Manoel de Barros)
O Céu estrelado (Adélia Prado)
A Arte (Adélia Prado)
Na língua dos pássaros (Manoel de Barros)
Línguas (Manoel de Barros)
Introdução a um Caderno de Apontamentos (Manoel de Barros)
O Fotógrafo (Manoel de Barros)
A menina apareceu grávida de um gavião (Manoel de Barros)
Palavras (Manoel de Barros)
O Chapéu de Tchekov (Alexandre O’Neill)

Direcção: António Augusto Barros
Elenco: Carlos Marques, Maria João Robalo, Ricardo Correia, Sílvia Brito e Sofia Lobo
Produção: A Escola da Noite

O Teatro Académico Gil Vicente fica na Praça da República, em Coimbra.

1 comentário:

Guto Melo disse...

Gosto da forma como Manoel de Barros enverga a sintaxe e cria delírios infantis, como um bandido da palavra. Já Adélia formula imagens fogosas que são, da chama, a parte que tremula.