domingo, 23 de julho de 2006

Natércia Freire



Esta edição da poesia completa de Natércia Freire,
reúne os livros que a autora publicou entre 1942 e 2000, bem como um pequeno acervo de inéditos. Estão excluídos desta edição, por já o terem sido nas edições anteriores pela própria Natércia Freire, os livros "Castelos de Sonho", "Meu Caminho de Luz", "Estátua", bem como parte dos poemas de "Horizonte Fechado" e "Rio Infindável", dos quais se publicam apenas aqueles que a autora já tinha escolhido nas edições anteriores, reunidos em "Poesias Escolhidas" (1959), onde Natércia Freire coligiu a selecção definitiva desses dois livros.

No prefácio, Maria Gabriela Llansol escreve: «Vou buscar um dos livros de Natércia Freire — e leio. [...] Enquanto, em simultâneo, leio e escrevo, num exercício de comunhão entre mim e Natércia, estou a focar uma vertente confessional da Poesia — e amplio o nosso sonho à vertente confessional do Universo

Editora Quasi
Edição, fixação de texto e edição de notas de Pedro Sena-Lino

1 comentário:

Anónimo disse...

Ainda tive o prazer de a conhecer numa sessão do colectivo Grupesco (de que fazia parte Pedro Sena-Lino), sob orientação de Clara Rocha, filha de Miguel Torga, na Universidade Nova de Lisboa.
Eram sessões muito interessantes. Cada uma dedicada a um poeta.
O poeta era apresentado, muitas vezes estava presente uma pessoa que o conhecia, depois os seus poemas eram dramatizados.
Eu saltitava entre a COMUNA (às quintas, com "A palavra dos poetas") e a Universidade Nova.
Reboquei malta da minha tertúlia de poesia para esses encontros.