quarta-feira, 12 de junho de 2013

Homenagem ao poeta Jorge Barbosa


Homenagem ao poeta cabo-verdiano Jorge Barbosa, sábado 15 de Junho, em Almada, a partir das 15H00.

 PROGRAMA
15h00 – Descerramento de uma placa no edifício onde morreu o poeta, sito na Rua Mário Sacramento, nº. 66 - Cova da Piedade (frente à estação do Metro do Parque da Paz).
Intervenções: Associação Caboverdeana de Lisboa, em nome da comissão organizadora; representante da Câmara Municipal de Almada e do representante da Embaixada de Cabo Verde, a par da possível leitura de um poema do homenageado.

16h00 – Inauguração, no Fórum Municipal Romeu Correia, da exposição sobre a Morna (género musical de Cabo Verde), no âmbito da sua candidatura a património imaterial da humanidade, por Eugénio Sena, presidente da Fundação Eugénio Tavares.
Alocuções: Embaixadora de Cabo Verde e representante da Câmara Municipal de Almada, acompanhada da leitura de uma breve introdução sobre a Morna e do poema de JB 'A Morna', interpretação de mornas por Zenaida Chantre e Mário Rui, acompanhados por Armando Tito e Zé António, ao violão e cavaquinho.

16h30 – Mesa Redonda sobre a vida e obra de Jorge Barbosa, coordenada por José Luís Hopffer Almada, com a participação de Alberto Carvalho, Hilarino da Luz e Joaquim Saial.

18H30 - Recital de poesia de Jorge Barbosa com a participação de Charlie Mourão, Filomena Lubrano, Luís Lobo, Manuel Estevão, Marlene Nobre e Regina Correia. Seleção de textos de José Luís Hopffer Almada, direção artística de Manuel Estevão e  participação musical de Armando Tito, José António e Zenaida Chantre.  

Sem comentários: