quinta-feira, 23 de maio de 2013

«Jogo de Janelas» de Francisco Ceia

Sessão de apresentação do livro 
“Jogo de Janelas”
de Francisco Ceia
25 de Maio | 16H30  
Casa Municipal da Cultura (Sala Francisco de Sá de Miranda)
Rua Pedro Monteiro - Coimbra

Francisco Ceia, autor e intérprete de muitas e belas canções que tem dado a conhecer às gentes das mais variadas latitudes, inicia, com esta obra, uma nova faceta artística através da palavra escrita e feita em livro. É algo de novo face ao seu percurso de músico e também de actor mas é, de certo modo, um reencontro com temas subjacentes ao seu espírito irrequieto e irreverente de crítico social e político e observador atento e interventivo face à realidade dos nossos tempos. O autor, qual peregrino da vida e do mundo, constrói uma narrativa feita de muitas histórias e entrelaça e entretece a literatura com a poesia, num vocabulário rico, pleno de ironia, de burlesco e de humor de fino recorte, relatando histórias de verdade adocicadas de ficção literária, numa originalidade deveras surpreendente. 
Fernando Mão de Ferro (editor Colibri) 

Francisco Ceia é natural de Portalegre, cidade do Alto Alentejo, cercada de serras, ventos, penhascos, oliveiras e sobreiros.   Em 1976 frequenta o curso de teatro e inicia a sua carreira artística como actor profissional no CENDREV – Évora, permanecendo na Companhia até final de 1979. 
Em 1980 funda, em Portalegre, a companhia de teatro profissional Teatro do Semeador, onde encena e representa várias peças. Nesse mesmo ano e como corolário da actividade de autor compositor e intérprete que vinha desenvolvendo em paralelo com o teatro, vê editado o primeiro disco, "Foi no monte é no monte". 
Dá voz à banda sonora original da série de TV “As Aventuras de Tom Sawyer” (RTP) editando, assim, um novo trabalho discográfico. 
A participação em vários programas de televisão, espectáculos ao vivo, pelo país e estrangeiro, torna cada vez mais difícil conciliar o teatro e as canções tomando, desde 1981, a opção por estas. 
Edita o disco "Cava dor". Compõe música para peças de teatro e participa como actor em peças para a RTP. Edita o disco "Alcatruz" (1983); "Voo andando" (1985), "Entre a cal e o sol" (1988); "Bicicleta cor de rosa" (1990); “Lendas e Romance” (1996), com textos da tradição oral, recolhidos no Alentejo, com música original de sua autoria; “Fado Singelo” (1999), um trabalho de originais; “Caderno de Afectos” (2000), com poemas de José Régio e música original do autor; “Sandálias de Vento” (2002), com poesia de Fernando Namora; “Nas Tardes” (2003), com poemas musicados de António Sardinha; “Asa de Luz” (2004), com poesias de Maria Rosa Colaço; e “Virado para a Serra” (2005), álbum com textos de Vergílio Ferreira. 
Foi o pivot de uma série de 12 episódios "A casa do Mocho Sábio" (RTP), onde conjuga o trabalho de actor, músico e autor das canções e genérico do programa. 
De Dezembro de 1995 a Abril de 1996, a convite da Companhia de Teatro do Porto "Seiva Trupe", integra o elenco do musical, "Ópera do Malandro" de Chico Buarque. 
Em 1997 participa no Festival Internacional da World Music, "WOMAD" (Cáceres). Em 1999 participa no 36º Festival RTP da Canção. 

… jogo de janelas... 
E o búzio que repousa de tanta viagem, pára… sereno e prazenteiro, 
Ancestral voz… guardadora de sinfónicas cadências, do mar inteiro, 
A contemplar, dos relevos de paz da sua cordilheira de velhos anéis, 
As figuras que flutuam no quadro aceso… lembrando frágeis batéis, 
Pedaços de vidas emergindo a desafiar-me, e que, densas aguarelas, 
Se vão desdobrando como num espelho em colorido jogo de janelas…   
Francisco Ceia

Sem comentários: