quinta-feira, 29 de setembro de 2011

LISBOA: Private Z(oo)M - Tempo de Bichos no Museu de São Roque


Integrando a programação AFRICANDO da semana Africana no Museu São Roque em Lisboa, Mito Elias & Trio Majina apresentam Private Z(oo)M - Tempo de Bichos - Celebrando a Poesia de Arménio Vieira, uma performance dedicada ao animalário na poesia de Arménio Vieira.

«Eis o incansável exercício de todo o percurso artístico do engenhoso e perspicaz artista Mito Elias. “Private Z(oo)m, Tempo dos Bichos” ou 15 poemas de Arménio Vieira, não lidos nem recitados, mas representados, 10 Mantras Sonoras ou então um pouco disto e daquilo da tradição musical universal, 400 Imagens fotográficas a que Mito chamaria recolha selectiva da poluição visual das urbes. 1 Vídeo, claro. Um vídeo que é um golpe de sorte… embora para se ter sorte, diria o outro, é preciso estar no momento certo por onde ela passa. Esse vídeo é, em suma, Arménio Vieira autobiogrando-se numa entrevista por telefone no dia em que recebeu a notícia de ter sido galardoado com o prémio Camões. Tudo isto é muito, mas mesmo assim perguntamo-nos sem pudor: que nome dar à performance de Mito Elias. VIDEOPHONEMA, responde ele mesmo. Neste caso em homenagem ao nosso prémio Camões e às cidades povoadas de sinais, marcos, texturas e… arte.»
Abraão Vicente


----
Nota: Assisti a uma performance do Mito Elias, aqui na Praia (em Cabo Verde) na semana passada e o que vos posso dizer é: não percam!

Sem comentários: