quinta-feira, 31 de março de 2011

Todos à Madeira!

Entre 1 e 3 de Abril realizar-se-á a primeira edição do Festival Literário da Madeira que reúne no Funchal cerca de 20 escritores, numa iniciativa dos consultores editoriais Booktailors e da editora Nova Delphi.

Estarão presentes Afonso Cruz, Antonio Scurati, David Machado, Eduardo Pitta, Graça Alves, Inês Pedrosa, Isabela Figueiredo, José Mário Silva, Mário Zambujal, Miguel Vale de Almeida, Patrícia Portela, Pedro Vieira, Raquel Ochoa, Rui Zink, Sandro William Junqueira, Viale Moutinho, Violante Saramago e valter hugo, entre outros.

Ao longo dos três dias desta primeira edição doFestival, os escritores visitarão as escolas de ensino básico do concelho, nomeadamente as de Machico, S. Vicente e Ponta do Sol, e debaterão, em mesas-redondas, temas como “Os Escritores que Fogem da Fama” – como o norte-americano J.D. Salinger, ou Herberto Helder, ele próprio nascido na Madeira -, “Os Escritores Malditos” – como Lautréamont, Sade ou mesmo Pessoa -, ou “Os Escritores Inconstantes” – os que escreveram muito e os autores de uma obra só.
“Os Escritores Esquecidos” será outro dos temas abordados, a partir de uma escolha pessoal dos autores intervenientes no encontro, bem como “Os Escritores Maltratados”, como os que não tiveram reconhecimento em vida e morreram na miséria, os que viram a sua obra deturpada ou mal interpretada ou aqueles que sobreviveram à custa da caridade alheia.
Haverá ainda lançamento de livros e uma feira do livro onde o público poderá encontrar as obras dos escritores participantes no festival.

Sem comentários: