quinta-feira, 24 de junho de 2010

II Festival Silêncio!

Destaque para hoje:

24 de Junho . 18h00 . Master Class com Saul Williams
"Um dos percursores do movimento Slam, Saul Williams é hoje uma das mais reputadas figuras de spoken word a nível internacional. Formado em filosofia e em teatro pela Universidade de Nova Iorque, foi o protagonista do filme Slam do realizador americano Marc Levin (Caméra d’or 98 em Cannes). Autor de diversos ensaios sobre spoken word e poetry slam a convite do Festival Silêncio irá proporcionar um master class sobre os novos movimentos em torno da palavra dita."
Local: Faculdade de Letras da UL – Anfiteatro III (Entrada livre).

24 de Junho . 21h30 . Saul Williams, Kalaf, José Luís Peixoto
Moderador: Rui Miguel Abreu
"Quando um especialista em spoken word se encontra com um poeta-músico, um músico-poeta e um romancista apaixonado por música é inevitável que a conversa rode em torno… da música e da palavra. Tendo em conta os percursos dos artistas convidados, as misturas de influências, as fusões entre estilos musicais e os cruzamentos da poesia com o romance também poderão fazer parte da ementa."
Local: Instituto Franco-Português.

24 de Junho . 23h30 . Großraumdichten
"…Temos um minuto para encontrar a árvore que nos guarda a sombra exclusiva de um dia demasiado luminoso, um artifício natural, a noite sob sol, uma janela para vermos a máquina que levamos dentro de nós, mais ou menos como a meninice. Um minuto para nos satisfazer o processo simbiótico que vagueia pelos livros – as folhas que não sangram, a seiva é outra, sintetizada a braço, pela tecnologia gráfica de ponta, sob as ondas cerebrais de quem tem o que dizer, de quem pensa alto no papel e de quem tem material de diálogo. O processo criativo de Grossraumdichten é tão ambíguo quanto quisermos que a contemporaneidade seja: complexo a montante, ultra-fino a jusante. O ideário maquinal que conferem às palavras – e exercitam por via da electrónica – serve a delicadeza de quem tem o encontro como objectivo último, entre eles próprios e com o que os envolve e acrescenta…
Formado pelos poetas alemães Pauline Fug e Tobias Heyel e pelo compositor Ludwig Berger, este projecto apresenta ao vivo uma performance de spoken word aliada à música electrónica."

Local: Musicbox.

24 de Junho . 24h59 . Ghostpoet
"A invisibilidade é um conceito curioso para exercitar sobre um coração em funcionamento. Verteria o sangue para onde o vital músculo da armada humana? Esta poesia é deveras concreta: vai o vermelho pela aorta e sobe enegrecido pela cava, num jogo de empurra feito espectáculo de lençol translúcido, ramificações espessas, pulsantes, presentes na impossibilidade fantasma. (Vamos obliterar todos os órgãos restantes.) E todavia não é ficção, não há casacos de detectives fumados: é a imagem que surge, pungente mas constante, das palavras em compassos, síncopes reais e decididas. O choque é possível, embora caiba melhor em Ghost Rider o ofício de cultivador de sensibilidades, de doseador de texturas, das nuances exactas a que uma batida pode aspirar. Fá-lo numa deambulação entre o rap e o experimentalismo. Um fantasma é um desafio à ciência, uma alma em riste – afinal, como a poesia."
Espectáculo / Spoken word
Local: Musicbox (8€ Bilhete válido para todos os espectáculos da noite).

Sem comentários: