sábado, 27 de fevereiro de 2010

A Cultura das Ilhas Baleares desembarca em Lisboa

O dia 1 de Março é o dia da Comunidade Autónoma das Ilhas Baleares no qual se festeja a aprovação do Estatuto de Autonomia. Coincidindo com esta efeméride a Conselleria de Cultura del Govern de les Illes Balears e o Institut Ramon Llull organizarão um conjunto de eventos em Lisboa para dar a conhecer uma amostra significativa da cultura insular e muito especialmente da sua literatura em catalão, única língua própria deste território geográfico. A empresa Ballaruga, Serveis Culturals e a associação cultural CatalunyApresenta, implantadas em Lisboa, actuam como colaboradores da organização.

Carme Riera, escritora do ano segundo o Govern Balear
Os actos em Lisboa terão início no dia 1 de Março pelas 15h na Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, com a inauguração da exposição de fotografias de Carles Domènec dedicada a Baltasar Porcel e a Carme Riera. A escritora maiorquina participa assim na sua primeira actividade internacional como escritora do ano de 2010, segundo o Governo Balear. A autora de No último azul dará seguidamente uma conferência (15h30) que contará com a presença do seu editor português, o Dr. Carlos Veiga Ferreira, num acto aberto ao público em geral. Pelas 17h será servido um Porto de Honra para celebrar a inauguração da exposição.

7 poetas para um recital único
Serão sete os poetas das Ilhas Baleares que participarão no dia 2 de Março pelas 18h30 num recital poético na Casa Fernando Pessoa. Helena Alvarado (Eivissa), Ponç Pons (Menorca), Miquel Cardell (Mallorca), Antoni Xumet (Mallorca), Manel Marí (Eivissa), Gabriel Sampol (Mallorca) e Clara Fontanet (Mallorca) são os autores convidados tendo como objectivo mostrar a vitalidade da poesia feita em catalão nas Ilhas Baleares num espaço fundamental para a poesia mundial como é a Casa Fernando Pessoa, conseguindo assim unir a cultura mediterrânica e a atlântica.
Os poetas recitarão em catalão porque o público assistente será obsequiado com uma antologia bilingue dos poetas convidados, sendo esta a primeira Antologia organizada em Portugal de poetas das Ilhas pelas tradutoras Ana Sofia Henrique e Anna Cortils.
Estes poetas aproveitarão a estadia na cidade de Lisboa para realizar um encontro com escritores e editores portugueses pelas 10h na cafetaria do Museu Gulbenkian, e ainda pelas 14h na Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, terá lugar um encontro com os alunos sobre a tradução literária e a diversidade linguística da Península Ibérica.

Uma orquestra singular
No dia 4 de Março pelas 18h o Palácio Foz será o palco onde actuará uma formação musical singular: a Orquestra de Joves Intèrprets dels Països Catalans que interpretarão peças dos compositores catalães Morera, Toldrà, Samper, Serra e López sob a direcção de Salvador Brotons e ainda dum autor português.

Com estas jornadas dedicadas às Ilhas Baleares em Lisboa pretende-se potenciar a relação entre a criação cultural mediterrânica com o resto do mundo e contribuir para uma maior visibilidade duma cultura de alta qualidade.

Mais informações:
http://catalunyapresenta.blogspot.com/
http://www.forum-musicae.cat/

Os autores estarão disponíveis para entrevistas durante os dias dos eventos.
Todos os eventos serão gratuitos.

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa: Alameda da Universidade, Lisboa
Fundação Calouste Gulbenkian: Av. de Berna, 45, Lisboa
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa: Avenida de Berna, 26-C, Lisboa
Casa Fernando Pessoa: Rua Coelho da Rocha, 16, Campo de Ourique, Lisboa
Palácio Foz: Praça dos Restauradores, Lisboa

Sem comentários: