sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Novidades Assírio & Alvim


ESCOLHIDO PELAS ESTRELAS / antologia poética
Autor: Zbigniew Herbert
Selecção e Tradução: Jorge Sousa Braga
Colecção: Documenta Poetica
Poesia estrangeira
N.º de páginas: 176

«Num país com uma grande tradição poética, Zbigniew Herbert pertence à mesma geração de Czeslaw Milosz, Tadeusz Rozewicz e Wislawa Szymborska. O Senhor Cogito — uma espécie de anti-herói e o seu alter ego — é uma das grandes criações literárias do século XX. A sua poesia é de uma grande sobriedade, rigorosa e límpida. A sua paixão pela história e literatura clássicas estão presentes em inúmeros poemas. Mas só ilusoriamente a sua poesia é clássica. Zbigniew Herbert é um mestre da ironia histórica. Joseph Brodsky define-a bem quando diz que a “sua poesia acrescenta à biografia da civilização a sensibilidade de um homem que não foi derrotado por um dos séculos mais eficazes na desumanização da espécie. A sua ironia, a sua reserva austera e a sua compaixão, a lucidez do seu lirismo, a intensidade do seu sentimento para com a antiguidade clássica, não são armadilhas de um poeta moderno, mas a armadura necessária—no seu caso bem temperada e sem dúvida brilhante — para que o homem não seja esmagado pela arremetida da realidade”». Jorge Sousa Braga


POESIA DE ALBERTO CAEIRO / 3.ª Edição
Autor: Fernando Pessoa
Edição de: Richard Zenith e Fernando Cabral Martins
Colecção: Obras de Fernando Pessoa
Poesia portuguesa
N.º de páginas: 296

Esta é a terceira edição da poesia completa de Alberto Caeiro na série das obras de Fernando Pessoa publicadas pela Assírio & Alvim. Vem agora aumentada de um novo poema e de correcções em certos versos, assim tentando avançar na aproximação à mais limpa e respeitadora edição possível de um conjunto de textos que constitui, talvez, o cerne poético da obra de Fernando Pessoa. Pelo menos, é do Mestre que se trata, isto segundo a ficção dos heterónimos que nos é transmitida pelo autor. Ou seja: o lugar de uma singularidade extrema em termos composicionais e retóricos, que, além disso, oferece a todos os que o lerem uma cura de felicidade.


LIVRO DO DESASSOSSEGO / 8.ª Edição
Autor: Fernando Pessoa
Edição: Richard Zenith
Colecção: Obras de Fernando Pessoa
Literatura portuguesa
N.º de páginas: 544

«O que temos aqui não é um livro mas a sua subversão e negação, o livro em potência, o livro em plena ruína, o livro-sonho, o livro-desespero, o anti-livro, além de qualquer literatura. O que temos nestas páginas é o génio de Pessoa no seu auge». Estas são palavras da INTRODUÇÃO à primeira edição do Livro do Desassossego publicado pela Assírio & Alvim, em 1998. Com o presente volume, vamos na oitava edição destamaravilhosa e sui generis obra, agora enriquecida por alguns inéditos e, sobretudo, por dezenas de melhoramentos na leitura dos originais manuscritos, redigidos numa caligrafia notoriamente difícil de decifrar. Esta nova edição também apresenta uma articulação aperfeiçoada de alguns trechos e inclui profusas notas que vêm esclarecer praticamente todas as referências literárias e históricas. Mantém-se, no entanto, o carácter essencialmente hesitante e fragmentário do Livro, realçando assim o que o autor chamou de «o devaneio e o desconexo lógico» da sua «expressão íntima». Era, com efeito, o livro de um sonhador e para sonhadores. E era — vai sendo — muitas outras coisas para todos os que entram neste vasto e surpreendente universo escrito.

3 comentários:

Anónimo disse...

Podes dar-me uma ideia de quando é que o ESCOLHIDO PELAS ESTRELAS (Zbigniew Herbert) chegará às livrarias?

Inês Ramos disse...

A partir de 5 de Novembro.

Anónimo disse...

Muitíssimo obrigado pela atenção.