quarta-feira, 8 de julho de 2009

Festa da Poesia Lusófona em Vila Nova de Famalicão

Nos próximos dias 10 e 11 de Julho, Vila Nova de Famalicão transforma-se na capital da poesia lusófona, com o lançamento do projecto “Portuguesia: Minas entre os povos da mesma língua, antropologia de uma poética” da autoria do poeta brasileiro Wilmar Silva. Constituído por um livro e um DVD, o projecto que é apresentado na Casa de Camilo, em S. Miguel de Seide, reúne 100 poetas, do Brasil, de Portugal, da Guiné-Bissau e de Cabo Verde. Entre os vários autores participantes destaque para o cabo-verdiano Arménio Vieira, vencedor do Prémio Camões.
Para além da projecção do DVD e da apresentação do livro de poemas, o programa de lançamento da obra inclui ainda cinco mesas de debate, reunindo diversos poetas de língua portuguesa. Durante os dois dias do evento, a Casa de Camilo será o centro da poesia dos países da lusofonia, onde não faltarão os recitais, pelos próprios autores.
Inserido nas comemorações do dia da Cidade, que se celebram a 9 de Julho, o projecto é também uma homenagem à cultura portuguesa que se expandiu a todos os continentes.
A abertura do evento está marcada para as 21h30, de sexta-feira, dia 10 de Julho, com a apresentação do projecto. Segue-se o primeiro debate sob o tema “Poesia: Liberdade, Experiência, Linguagens”, com as presenças dos poetas portugueses, Filipa Leal, José Braga Amaral e Ruy Ventura. Pelas 23h00, inicia o debate dedicado ao tema “Safra Nova”, a cargo dos poetas André Sebastião, Cristina Nery e João Miguel Henriques. A noite termina com um recital de poesia pelos autores presentes.
No sábado, dia 11, o programa recomeça pelas 10h30, com o debate “Poesia e Realidade”. Os poetas intervenientes serão Aurelino Costa, Ana Viana e Américo Teixeira Moreira. Segue-se o debate sobre “Poesia: Linhas de Fuga e Transmigração”, com Fernando Aguiar, João Rasteiro e Luís Serguilha. Pelas 15h00, E. M. de Melo e Castro, Jorge Reis-Sá e Rui Costa debatem a “Poesia de Livro: Objecto e Produto”, seguindo-se a projecção do DVD Portuguesia, primeiro Volume.
O evento termina com o debate “Portuguesia: Unidade e Contraste”, a cargo dos poetas Jorge Melícias, Tny Tcheka e o brasileiro Wilmar Silva.

Sem comentários: