segunda-feira, 13 de abril de 2009

Sérgio Godinho vai estar, logo à tarde, na Casa Fernando Pessoa para falar sobre os livros que está a ler. Aposto que um deles é de Poesia!
Encontramo-nos lá, por volta das 18H30?

As certezas do meu mais brilhante amor

As certezas do meu mais brilhante amor
vou acender, que amanhã não há luar
eu colherei do pirilampo um só fulgor
que me perdoe o bom bichinho de o roubar

Assobiando as melodias mais bonitas
e das cidades, descrevendo o que já vi
homens e faces e seus gestos como escritas
do bem, do mal, a paz, a calma e o frenesi

Se estou sozinho, é num beco que me encontro
vou porta-a-porta perguntando a quem me viu
se ali morei, se eu era o mesmo, e em que ponto
o meu desejo fez as malas e fugiu

Assobiando a melodia mais bonita
a da certeza do meu mais brilhante amor
da sensação, de entre as demais, a favorita
que é ver a rosa com o tempo a ganhar cor

Assobiando as melodias mais brilhantes
como o brilhante da certeza de um amor
como o rubi mais precioso entre os restantes
que é o da meiguice alternando com o ardor

Não negarei ficar assim nesta beleza
assobiando as melodias mais fugazes
não é possível, nem é simples, com certeza
mas é a vontade que me dá do que me fazes

Sérgio Godinho

(poema incluído na antologia "Os dias do Amor")

Sem comentários: