domingo, 19 de abril de 2009

José Carlos Barros vence Prémio Nacional de Poesia Sebastião da Gama

“Os Sete Epígonos de Tebas” foi a obra de José Carlos Barros seleccionada como vencedora do Prémio Nacional de Poesia Sebastião da Gama 2009.
O júri, constituído por Joaquim Cardoso Dias, João Candeias e Ruy Ventura,
escolheu o original “Os Sete Epígonos de Tebas”, de entre um conjunto de 144 obras a concurso.
O prémio bienal tem o valor de 2500 euros e é promovido em conjunto pelo Município de Setúbal e pelas Juntas de Freguesia de S. Lourenço e S. Simão.
O Júri atribuiu ainda duas menções honrosas aos livros A Demanda do Conhecimento, de Firmino Mendes, e Objecto Persistente, de Rui Costa.

José Carlos Barros nasceu em Boticas, em 1963, e é licenciado em Arquitectura Paisagista pela Universidade de Évora. Radicou-se no Algarve, em Vila Nova de Cacela. É actualmente vice-presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António.

Editou os seguintes livros de poesia: “Pequenas Depressões” (colaboração com Otília Monteiro Fernandes – 1984); “Uma Abstracção Inútil” (1991); “Todos os Náufragos” (1994); “Teoria do Esquecimento” (1995); “As Leis do Povoamento” (1996); “Las Moradas Inútiles” (edição bilingue, Punta Umbría, 2007; edição em castelhano, La Habana, Cuba, 2009).
Em prosa: “O Dia em que o Mar Desapareceu” (2003).

A cerimónia de entrega do Prémio Nacional de Poesia Sebastião da Gama 2009 terá lugar no dia 16 de Maio, pelas 21H00, no Auditório Carlos Alberto Ferreira Júnior, na Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense, em Vila Nogueira de Azeitão.
Actuará o Grupo de Dança Renascentista ArsLuce e a Orquestra Filarmónica da Sociedade.
Serão lidos poemas de Sebastião da Gama e de José Carlos Barros.

Sem comentários: