domingo, 7 de dezembro de 2008

Prémio Literário P.E.N. Clube Poesia













A Cerimónia da entrega do Prémio P.E.N. Clube de Poesia (e dos restantes: Ensaio, Novelística e Primeira Obra) vai ter lugar no próximo dia 15 de Dezembro pelas 18:30 horas na SPA-Sociedade Portuguesa de Autores (Rua Gonçalves Crespo,62-Lisboa) e será presidida pelo Presidente da República.
Mais informações, aqui.

Recordo que os vencedores do 29.º Prémio P.E.N. Clube para obras de Poesia editadas em 2007, foram Helder Moura Pereira, com Segredos do Reino Animal (Assírio & Alvim) e Daniel Jonas, com Sonótono (Cotovia).

Helder Moura Pereira nasceu em Setúbal em 1949. Em 1990 reuniu os seus livros de poesia publicados até à data em De Novo as Sombras e as Calmas, poesia de 1976 a 1990. Publicou depois outros livros de poesia (Em Cima do Acontecimento, Nem Por Sombras, O Horizonte Basta, Amor Carnalis e Um Raio de Sol) e um de contos para crianças (A Pensar Morreu um Burro e Outras Histórias). O seu livro de poesia, Lágrima, foi publicado em 2002, seguindo-se A Tua Cara Não Me É Estranha, editado em 2004.
Tem traduzido regularmente autores como Ernest Hemingway, Jorge Luis Borges, Sylvia Plath, Charles e Mary Lamb, Sade, Guy Debord; e escrito sobre música no Jornal de Notícias.


Daniel Jonas nasceu no Porto em 1973. Publicou O Corpo Está Com o Rei (AEFLUP, 1997), Moça Formosa, Lençóis de Veludo (Cadernos do Campo Alegre, 2002) e Os Fantasmas Inquilinos (Cotovia, 2005). Traduziu, para as Edições Cotovia, Paraíso Perdido, de John Milton.

Sem comentários: