domingo, 30 de novembro de 2008

Sugestões para os próximos dias


1 de Dezembro (segunda-feira):


GRÂNDOLA – Biblioteca Municipal
No dia 1 Dezembro, a Associação Artística Andante vai apresentar o espectáculo de Poesia “Às escuras, o amor”, durante a Feira do Livro de Grândola, na Biblioteca Municipal de Grândola pelas 21.30h.
O que é o Amor? Porque é que se sofre quando se ama? Porque é que gosto de me apaixonar? Será que “o outro” me quer? Bem me quer, mal me quer... Porque é que quando me apaixono perco a fome? Como é que eu lhe digo que me apaixonei? Se me apaixonar vai ser para sempre? Só me posso apaixonar por uma pessoa de cada vez? Gosto tanto daquele meu amigo. E isto, é amor? “Às escuras, o amor” (que é também o título de um poema de David Mourão Ferreira), terá textos de vários autores (maioritariamente portugueses). Tantas perguntas. E as respostas? Todas dirão o mesmo: é um salto no abismo, uma passagem para o desconhecido.
A Andante é uma companhia de teatro que tem como objectivo principal a promoção da leitura, a sedução de leitores. Transforma livros de poesia, romances, contos, em espectáculos de teatro.
A Andante integra o programa de itinerâncias culturais da Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas no âmbito dos objectivos do Plano Nacional de Leitura.
Mais informações: http://www.andante.com.pt/asescuras.html


...............................................................................

4 de Dezembro (quinta-feira):

LISBOA - Escola Superior de Educação
No dia 4 de Dezembro, a Associação Artística Andante apresentará o espectáculo de Poesia "A ver o mar" na Escola Superior de Educação de Lisboa, pelas 14H00.






LISBOA – Casa Fernando Pessoa
A Casa Fernando Pessoa e a Sextante Editora organizam uma sessão sobre os Poemas de Iuri Jivago, com a participação de Fernando Pinto do Amaral e António Pescada. Haverá leituras por Tatiana Isaka. Esta sessão terá lugar no dia 4 de Dezembro, pelas 21h30 na Casa Fernando Pessoa, sendo inaugurada uma pequena exposição sobre Pasternak e a sua obra.


LISBOA - Biblioteca-Museu República e Resistência
Apresentação de seis obras de Vasco dos Santos em Lisboa.
Local: Biblioteca-Museu República e Resistência
Estrada de Benfica, 419 - Lisboa
Data: 04 de Dezembro às 19h00
Apresentação e recensões de: Carlos Gueifão, Luís Dantas e Joaquim Evónio.



LISBOA – Café Martinho da Arcada
Convívios Poéticos do Círculo Nacional d'Arte e Poesia
Até 27/12/2008
Todas as quintas, das 16h às 18h
Informações Úteis: 213 973 717
No Café Martinho da Arcada (Pç. do Comércio, 3)




LISBOA - Livraria Bertrand do Chiado
Fernando Cabral Martins, Richard Zenith e João Botelho juntam-se à mesa para discutir o tema «Pessoa: íntimo e transmissível». Moderação de Anabela Mota Ribeiro. No dia 4 de Dezembro, às 18h30, na Bertrand do Chiado.


...............................................................................


5 de Dezembro (sexta-feira):

FARO - Estabelecimento prisional
A Associação Artística Andante apresenta no dia5 de Dezembro, no Estabelecimento Prisional de Faro, pelas 14.30 horas, o espectáculo de Poesia “A Palavra Cativa”.
Partindo de textos escritos dentro de grades, dos escritores que fizeram da sua reclusão um enriquecimento da literatura de todos os tempos, a Andante juntou textos que apesar de não terem sido escritos na prisão, nos falam dessa experiência: Juntou ainda os textos de reclusos que apesar de não serem famosos pela sua escrita, fazem dessa expressão uma forma de superação da sua situação actual.
Concepção: Cristina Paiva e Fernando Ladeira
Textos de: Alexandre O'Neill, António Aleixo, António Gedeão, António Jacinto, Bertold Brecht, Chimo, Clarice Lispector, Fiodor Dostoievski, Jorge de Sena, José Saramago, Luís de Camões, M.M.q.N. & Urano Falcão, Mário Fonseca, Mia Couto, Nazim Hikmet, Oscar Wilde, Sérgio Godinho, Vladimir Maiakovski
Espectáculo integrado no programa "Leitura sem fronteiras" da DGLB.
Mais informações: http://www.andante.com.pt/apcativa.html


LISBOA – Livraria Barata Av. Roma
Apresentação da antologia "22 Olhares Sobre 12 Palavras" com textos, em prosa e em verso, escritos por 22 bloggers.
O prefácio é de José António Barreiros e a edição da Edium Editores.
A apresentação vai ter lugar em Lisboa, na Livraria Barata (Av. de Roma, 11-A) no dia 5 de Dezembro, pelas 19H30.
A apresentação está a cargo de Jorge Castro.


...............................................................................

6 de Dezembro (sábado):

AVEIRO – Livraria Bertrand do Forum Aveiro
Apresentação do livro de poesia "Os Sapatos de Auschwitz”, da autoria de J. T. Parreira (editado em Pontevedra por El Taller del Poeta). Esta apresentação vai ter lugar no dia 6 de Dezembro, pelas 17 horas, na Livraria Bertrand do Forum Aveiro.
Apresentação por Rosa Maria Oliveira.



LISBOA – Auditório do Campo Grande
A 6 de Dezembro, sábado, pelas 18.30 horas, será apresentada em Lisboa (Auditório do Campo Grande, 56) a obra poética “O Áspero Hálito do Amanhã” de Alberto Pereira (Edium Editores), com prefácio de Xavier Zarco.
O autor nasceu em 1970 na cidade de Lisboa e é licenciado em enfermagem. Participou em diversas antologias, tendo obtido, em 2008, o 1.º Prémio de Poesia “Ora, vejamos”. Obra e autor serão apresentados pelo poeta Firmino Mendes.

Sem comentários: