domingo, 14 de setembro de 2008

Sugestões para os próximos dias


15 de Setembro: (segunda-feira):


GONDOMAR – Feira do Livro
Lançamento do livro “Quem sabe, Amanhã será Primavera” de Maria Mamede e Albino Santos.
Uma obra em co-autoria onde a poesia e a prosa poética se conjugam.
Apresentação e Prefácio a cargo de Fernando Peixoto.
Na Feira do Livro de Gondomar, dia 15 de Setembro, pelas 21H30.



.........................................................................................................................


17 de Setembro (quarta-feira):

LISBOA - Teatro Nacional D. Maria II
Tertúlia Poética “Ao Encontro de Bocage”
10, 17, 24 Setembro: 15h-18h
Mais informações: 213 976 481; 934 236 612
www.tertuliabocage.blogs.sapo.pt
Bilhetes: americamiranda@sapo.pt
Praça D. Pedro IV, Lisboa



.........................................................................................................................


18 de Setembro (quinta-feira):

LISBOA - Livraria Librìtalia
No próximo dia 18 de Setembro, pelas 18H30, os poetas das Edições Torino Poesia apresentam em Lisboa, na Livraria Librìtalia (Rua do Salitre), a nova poesia de Turim e Piemonte.
José Carlos Marques apresentará o novo número da revista de Poesia e Tradução «DiVersos» que inclui poemas de Valentina Diana (tradução de José Lima), Tiziano Fratus (tradução de Maria Teresa Bento), Luca Ragagnin (tradução de Carlos Leite) e Francesca Tini Brunozzi (tradução de José Carlos Marques).
Haverá leitura dos poemas em italiano e português. Estarão presentes os poetas Tiziano Fratus e Francesca Tini Brunozzi.
A introdução será feita por Gonçalo M. Tavares.


LINDA-A-VELHA – Bulhosa Linda-a-velha Central Park
Em colaboração com a Junta de Freguesia de Linda-a-Velha
Dia 18, Quinta-feira, 17 h
Conversas de Poesia
Poesia de Amália Rodrigues e Eugénio de Andrade
Por Tito Lívio


LISBOA – Café Martinho da Arcada
Convívios Poéticos do Círculo Nacional d'Arte e Poesia
Até 27/12/2008
Todas as quintas, das 16h às 18h
Informações Úteis: 213 973 717
No Café Martinho da Arcada (Pç. do Comércio, 3)





LISBOA - Academia de Recreio Artístico
No dia 18 de Setembro às 18H00, vai ter lugar na Academia de Recreio Artístico (Rua dos Fanqueiros, 286 - 1.º - Lisboa), o lançamento do livro "Elos da Poesia II", Colectânea de Poemas de Autores de Língua Portuguesa (Coordenação de Manuela Rodrigues e Fernando Oliveira).
Também serão apresentados os seguintes livros: Antologia Internacional "Roda Mundo 2008", "3ª Colectânea do Espaço Literário SoroCult", "10 rostos da poesia lusófona na XIII Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro" e "Dez Rostos da Poesia Lusófona, na XIX Bienal Internacional do Livro de S. Paulo".

.........................................................................................................................


19 de Setembro (sexta-feira):

SANTA CRUZ – Manel Bar
2º Aniversário Margem d'Arte
Depois da maratona de poesia marginal "Marginálias 2007" que se realizou no ano passado a 31 de Agosto, o grupo Margem d'Arte prepara já o evento deste ano que decorrerá no próximo dia 19 de Setembro, pelas 24:00H, no Manel Bar, na Praia de Santa Cruz, em Torres Vedras.
O tema deste ano será a pastelaria portuguesa, sob o lema "Coma com os olhos e emprenhe pelos ouvidos".

.........................................................................................................................


20 de Setembro (sábado):

SESIMBRA – Biblioteca Municipal
A Andante vai apresentar no dia 20 Setembro o espectáculo de poesia “A ver o mar” (um espectáculo de poesia sobre o mar), na Biblioteca de Sesimbra, pelas 21.30 horas.
Textos de: António Gedeão, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Eugénio de Andrade, Fausto Bordalo Dias, Federico Garcia Lorca, Fernando Pessoa, Johann Wolfgang von Goethe, João Pedro Mésseder, Jorge de Sena, Jorge Luis Borges, José Jorge Letria, Manuel Alegre, Manuel Bandeira, Maria Alberta Menéres, Mário Castrim, Matilde Rosa Araújo, Pablo Neruda, Ruy Belo, Sebastião da Gama, Sidónio Muralha, Sophia de Mello Breyner Andresen, Teresa Rita Lopes.


BRAGA – Livraria Centésima Página
Dia 20 de Setembro: Sessão de autógrafos e apresentação do livro Memórias em Fado (2ª Edição), de Manuel Silva Cardoso, seguida de fados, pelas 17.00 horas.
“Muitas vezes na música como na literatura o autor cria a realidade e a realidade cria o autor. Nesta obra “Memórias em Fado” podemos dizer que Manuel Silva Cardoso se fez fado e o fado fez o homem. Na verdade estes fados com que o Autor brinda o leitor mais não são que uma memória sentida e vivida a assinalar o trajecto particular de um poeta sentimental.
Tendo nascido no ambiente castiço do fado da Ribeira do Porto, o autor acabaria por radicar-se na não menos singular freguesia de S. Victor, Braga, que lhe deu matéria-prima bastante para compor estas laudas populares. É o casticismo destas paisagens humanas e citadinas e a pureza e encanto dos temas versados em redondilha maior que soam alto nestas ternas memórias fadistas.” Fernando Pinheiro, Escritor.
A Livraria 100ª Página fica na Casa Rolão, Av. Central, Braga

Sem comentários: