domingo, 21 de setembro de 2008

Outras sugestões para os próximos dias


24 de Setembro (quarta-feira):

LISBOA – Casa da América Latina
Lançamento do livro SANTA CRUZ (Ed. Livrododia)
Fotografias de Ozias Filho
Poesia de Luís Filipe Cristóvão
Dia 24 de Setembro de 2008, às 21h na Casa da América Latina (Av. 24 de Julho, 118 B – Lisboa)

Refúgio, desde sempre, de eremitas, místicos e poetas, Santa Cruz, no litoral da Região de Turismo do Oeste, concelho de Torres Vedras, guarda a magia desses tempos imemoriais, cruzando-a, hoje, com os sinais da modernidade. Quer pelos elementos naturais que ali podemos encontrar, quer pela construção exponencial do final do século XX, trabalhada nos últimos anos com arranjos de espaços públicos, Santa Cruz está cheia de pontos de interesse para quem chega em visita, para quem se propõe a ficar para viver. São esses olhares que se cruzam neste livro. O olhar fotográfico de Ozias Filho (Rio de Janeiro, 1962), trabalhado ao longo de diversas visitas sem guia, pelas ruas e pelas arribas de Santa Cruz, em busca do enquadramento, do pormenor, muitas vezes, da onda ou do vento necessários à imagem. O olhar poético de Luís Filipe Cristóvão (Torres Vedras, 1979), na permanência um ouvinte dos segredos sussurrados pelos ares desta terra. Uma obra que marca a memória do lugar, em imagens e palavras que potenciam, sem dúvida, muitas outras. Um livro em aberto, ao usufruto do lugar, à lembrança no futuro. Ozias Filho é licenciado em Jornalismo e Fotografia, pós-graduado em Edição e Director da Ed. Vozes em Portugal. Luís Filipe Cristóvão é licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, pós-graduado em Teoria da Literatura e Gestor Editorial e Livreiro na Livrododia.


LISBOA - Teatro Nacional D. Maria II
Tertúlia Poética “Ao Encontro de Bocage”
24 Setembro: 15h-18h
Mais informações: 213 976 481; 934 236 612
www.tertuliabocage.blogs.sapo.pt
Bilhetes: americamiranda@sapo.pt
Praça D. Pedro IV, Lisboa


.........................................................................................................


25 de Setembro (quinta-feira):

LISBOA – Casa Fernando Pessoa
“Livros em Desassossego” - 25 de Setembro 21h30 - Dez anos do Nobel
O Nobel de Literatura atribuído a Saramago faz dez anos no início de Outubro. No regresso de Livros em Desassossego — na última 5ª feira de Setembro — vai discutir-se que efeito tem o mais importante prémio literário a nível mundial nas letras portuguesas. São protagonistas do debate o professor universitário Carlos Reis, o crítico e escritor Miguel Real, o editor Zeferino Coelho (Leya/ Caminho), e João Tordo, que apresentará o seu mais recente romance, As 3 Vidas (QuidNovi). Moderação, como sempre, a cargo de Carlos Vaz Marques.
Na Casa Fernando Pessoa (Rua Coelho da Rocha, nº 16, Lisboa)


LISBOA – Café Martinho da Arcada
Convívios Poéticos do Círculo Nacional d'Arte e Poesia
Até 27/12/2008
Todas as quintas, das 16h às 18h
Informações Úteis: 213 973 717
No Café Martinho da Arcada (Pç. do Comércio, 3)



.........................................................................................................


26 de Setembro (sexta-feira):

LISBOA – FNAC Chiado
No dia 26 de Setembro às 19.00 hrs, na FNAC do Chiado, a Papiro Editora apresentará o livro "Apoplexia da Ideia" da autoria de Maria Quintans, com ilustrações de João Concha.






LISBOA – Casa Fernando Pessoa
No próximo dia 26 de Setembro, terá lugar na Casa Fernando Pessoa, pelas 18h30, um recital de poesia por Luís Machado. Pessoa, Singular sempre Plural contará com ilustrações musicais da pianista Inês Rodrigues Correia, e propõe uma despretensiosa viagem por um universo pessoano repleto de simbolismo onde, para lá de todas as máscaras, transparece sempre a virtualidade do talento de um singular escritor que ousou ser plural. Luís Machado, escritor e actor, assinala com este evento três décadas como leitor de poesia. A sessão inclui poemas de Fernando Pessoa e dos heterónimos Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos.
Na Casa Fernando Pessoa (Rua Coelho da Rocha, nº 16, Lisboa)

.........................................................................................................


27 de Setembro (sábado):

AMADORA – Auditório da Câmara Municipal
No próximo dia 27 de Setembro, pelas 15 horas, no Auditório da Câmara Municipal da Amadora, vai ter lugar o lançamento do livro de prosa poética de Paulo Afonso Ramos, “Mínimos Instantes”, pela Edium Editores.
Obra e autor serão apresentados pelo poeta Xavier Zarco.


CASCAIS – Biblioteca Municipal
"Casa Grande", um livro de poesia de Sofia Pinto Correia Melo (Quasi Edições) será apresentado no próximo dia 27 de Setembro, às 17:30h na Biblioteca Municipal de Cascais (São Domingos de Rana).
A apresentação estará a cargo de Maria de Vasconcelos.

Sofia Pinto Correia Melo nasceu em Lisboa, em 1968.
É licenciada em Marketing pelo IADE. Possui também o curso de Design de Moda, com especialização em Audiovisuais de Moda no IADE e ainda o curso de Modelagem Industrial, pelo CIVEC.
Profissionalmente, dedicou-se, de 1989 a 1999, à "acessorização" de moda, em desfiles, revistas e colecções de designers e marcas de moda portuguesas. Desde 1998 que acompanha a gestão de um estabelecimento familiar. Actualmente, desenvolve o projecto de artesanato Casassombrada.
Na área da pintura, fez o curso de formação artística na Sociedade Nacional de Belas Artes. Tem exposto individualmente com regularidade, desde 2003.
"Casa Grande" é o seu primeiro livro de poesia.

Sem comentários: