sábado, 30 de agosto de 2008

Sugestões para os próximos dias


4 de Setembro (quinta-feira):

LISBOA – Livraria Fábula Urbis
No dia 4 de Setembro vai ter lugar na Livraria Fábula Urbis, pelas 21:30 horas, o debate/apresentação "La poésie à l'école - L'indispensable superflu".
Debate com Martine Boncourt, autora do livro com o mesmo nome.
Terá a poesia o lugar que merece na escola? O que está em jogo, para além da recitação, dos jogos sobre palavras, sobre rimas? Porquê ensiná-la de outro modo? Como fazê-lo? Será que o professor se coloca em perigo ao acolher esta linguagem de liberdade, de emoção, de ruptura?
Estas são algumas das questões às quais Martine Boncourt tenta dar resposta neste livro que inclui 20 fichas pedagógicas.
Martine Boncourt é professora do ensino primário, directora de escola, formadora de professores no Instituto Universitário de Formação de Mestres (IUFM) da Alsácia, tendo leccionado Ciências da Educação em Strasbourg e em Rouen. Tutora no Centre National d’Enseignement à Distance, é Doutora em Ciências da Educação. Militante do Movimento Freinet desde há trinta anos, é membro dos laboratórios de investigação em Ciências da Educação da universidade de Rouen e da IUFM de Strasbourg.
A Livraria Fábula Urbis fica na Rua de Augusto Rosa, 27, em Lisboa.


SERPA – Livraria Vemos, Ouvimos e Lemos

Manuel Alegre vai estar na VOL no próximo dia 4 de Setembro, pelas 21H30 para a apresentação do seu livro "Sete Partidas" que será feita por José Manuel Mendes, com a participação do Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa e da Companhia de Teatro BAAL17.

A Livraria Vemos, Ouvimos e Lemos fica no Largo 5 de Outubro, 7, Serpa.


LISBOA – Café Martinho da Arcada
Convívios Poéticos do Círculo Nacional d'Arte e Poesia
Até 27/12/2008
Todas as quintas, das 16h às 18h
Informações Úteis: 213 973 717
No Café Martinho da Arcada (Pç. do Comércio, 3), em Lisboa.



.....................................................................................................

5 de Setembro (sexta-feira):

ODIVELAS – Casa do Largo
A tertúlia quinzenal das sextas-feiras na Casa do Largo do Centro de Exposições de Odivelas regressa no dia 5 de Setembro, com mais arte, cultura e acima de tudo como festa das palavras e das relações interpessoais.
Um local onde os tertulianos poetas, escritores, amantes da poesia, anónimos ou conhecidos conversam, ouvem e lêem poesia.

ODEMIRA – Biblioteca Municipal

A Andante apresentará no dia 5 de Setembro, o espectáculo de Poesia “Às escuras, o amor” na Biblioteca Municipal de Odemira (a propósito do 8.º aniversário), pelas 21.30h.




LEIRIA – Livraria Arquivo
Dia 5 de Setembro, na Arquivo Livraria, pelas 18:30, terá lugar a apresentação do livro de poesia “O que sobra”, de Manuel Silva-Terra (Ed. Casa do Sul).
A obra será apresentada por Amélia Pinto Pais.
Manuel Silva-Terra nasceu em 1955, na freguesia de Orvalho (Beira Baixa) e começou por publicar nos “Cadernos do 40”, em Coimbra, na década de 80. Depois, nas edições Fenda, publicou “Com a Língua na Orelha”, e as plaquettes “O Céu é o Deserto” e “De Limites” (em colaboração).
Mais tarde, “Exercício de Fogo Real” saiu em edição de autor (não comercializável).
Para a editora Casa do Sul, organizou a antologia “E o Céu tão Baixo”. Aqui, publicou “Os Três Primeiros Cadernos”, “Livro da Ignorância”, “Calafrio”, “Paisagens” (em colaboração com o pintor Carlos Guerra) e “Campos Magnéticos” (refundação de livros anteriores).
Em 2007, publicou o poema narrativo “Pai, Não Abra Já Essa Porta”, em 2008 publicou a antologia “As Cigarras vão Morrer. Haiku: uma antologia”. “O Que Sobra” é o seu último livro.

A Livraria Arquivo fica na Av. Combatentes da Grande Guerra, 53, em Leiria.

.....................................................................................................

6 de Setembro (sábado):

LISBOA – Galeria Matos Ferreira
No dia 6 de Setembro terá lugar na Galeria Matos Ferreira, pelas 21h30, uma palestra e a apresentação do livro de poesia "Recuperar a Claridade" de Joaquim Carvalho.
Apresentação de: Dulce de Matos;
Declamação de: Cármen Filomena.
A Galeria Matos Ferreira fica no Bairro Alto (R. Luz Soriano, 14 e 18) em Lisboa.

Sem comentários: