sexta-feira, 29 de agosto de 2008

50.º Prémio Jabuti

O Prémio Jabuti (o mais tradicional da literatura brasileira), realizou hoje a primeira sessão pública do processo de selecção. Nesta fase, 200 inscritos foram seleccionados de um total de 2.141 candidatos.
A lista já pode ser consultada aqui.
Depois desta primeira sessão pública, as dez obras mais votadas em cada categoria seguem para a segunda etapa, e em 23 de Setembro próximo serão conhecidos os três vencedores de cada uma das 20 categorias.
O prémio distribui um total de cerca de 50 mil euros.
Os autores dos melhores livros do ano de ficção e não-ficção recebem cerca de 12 500 euros cada um e só serão conhecidos na cerimónia de entrega das estatuetas, no dia 31 de Outubro, na Sala São Paulo.
Para comemorar os 50 anos do Prémio, a Câmara Brasileira do Livro realizou uma exposição retrospectiva do Jabuti durante a 20ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo (que decorreu de 14 a 24 de Agosto).
O Prémio Jabuti foi criado em 1958 por Edgard Cavalheiro, então presidente da Câmara Brasileira do Livro, com o objectivo de prestigiar e difundir o trabalho de escritores, editores, livreiros, ilustradores e gráficos.
A primeira cerimónia de entrega deste prémio aconteceu no fim de 1959 e Jorge Amado foi o vencedor, com o romance “Gabriela, Cravo e Canela”. Nos últimos 50 anos, o Jabuti recompensou autores como Carlos Drummond de Andrade, Ferreira Gullar, Celso Furtado, João Cabral de Melo Neto, Nélida Piñon, João Ubaldo Ribeiro, Ruy Castro, Milton Hatoum, Lygia Fagundes Telles, Cecília Meireles, Otto Maria Carpeaux, Celso Lafer, Gilberto Freyre, Dalton Trevisan, Antonio Candido, Cassiano Ricardo, Milton Santos, Ruth Rocha, Haroldo de Campos, Raduan Nassar, Paulo Duarte, entre muitos outros.
Este ano, os 10 finalistas para o melhor livro de Poesia são Ivan Junqueira, Marcus Vinicius Teixeira Quiroga Pereira, Mariana Ianelli, Paulo Fernando Henriques Britto, Cássia Janeiro, Maviel de Aguiar, Fabiano Calixto, Armindo Branco Mendes Cadaxa, Ronaldo Cunha Lima e Chacal.

Sem comentários: