quinta-feira, 10 de abril de 2008

Daniel Gonçalves vencedor do Prémio LABJOVEM

Daniel Gonçalves ganhou o Prémio LABJOVEM - Jovens Criadores dos Açores, na área de Literatura com “Poemas do tempo claro das coisas (sussurrados de novo)”, tendo-lhe sido atribuída uma bolsa de estudo nos EUA.

Daniel Gonçalves nasceu na Suíça e reside em Vila do Porto, na ilha de Santa Maria. É licenciado em Ensino de Português pela Universidade do Minho, exercendo actualmente as funções de professor na EB 2,3/S Bento Rodrigues. Participou nas revistas literárias “Neo” e “Saudade” e editou já várias antologias de poesia como “A respiração dos gestos” Difel (2000), “Um lugar onde supor o silêncio” Labirinto (2004), "Afecto das palavras" Labirinto (2004) e "Dez anos de solidão" Labirinto (2007).
Participou ainda nos livros antológicos, “Isto é Poesia” (Labirinto, 2004) e “afectos 1” (Labirinto 2006). Como coordenador reuniu em três volumes uma recolha do património literário de Santa Maria, Açores, intitulado “A memória é uma pedra que arde por dentro”.
Foi galardoado com vários prémios, como o Primeiro Prémio de Poesia do Concurso Internacional de Poesia do Centro Internazionale Amici Scuola (CIAS), promovido pela UNESCO, Itália, em 1993; o Prémio de Revelação de Poesia em 1997, promovido pela Associação Portuguesa de Escritores/Instituto Português do Livro e das Bibliotecas e o Prémio Cesário Verde em 2003.

Aqui ficam dois Poemas do tempo claro das coisas:

deriva:
mamífero solto
na sombra cega
da água

linhas infindáveis
na mágoa do sul

os sentidos
imperceptíveis
do sal
do olhar

.........

pela bonina
menina
solar fina

as passadas
pesadas
da alma

saíram pela janela
para ser mais
bela
a calma

3 comentários:

Anónimo disse...

...bravo...amigo...que saudades da Atlântida...um dia hei-de voltar...e nas sete cidades...enfim...repousar...como os seus olhos...verde-azul...do céu e do ( A ) mar.

Anónimo disse...

olá tudo mando um beijinho para o grande escritor daniel

Anónimo disse...

olá
olá......... beijos