sábado, 22 de março de 2008

Sugestões para os próximos dias


24 de Março (segunda-feira):

PORTO – CORPOtraçoCORPO
«CORPOtraçoCORPO - a poesia e a pintura» de Alice Valente
Projecto multidisciplinar iniciado em 2003, que integra poesia e pintura assinado pela mesma artista.
Com um diálogo próprio este projecto trata o articular a questão do ver e o de comunicar o resultado dessa mesma visão.
9 cores x 9 obras = CORPOtraçoCORPO = 81 obras com 81 poemas
Após as séries de exposições, está previsto uma exposição final com a presença de todas as obras, aquando do lançamento do LIVRO com o mesmo nome do projecto, contendo 81 poemas e ilustrado com as 81 obras, em que a cada obra em seu título irá corresponder um poema com o mesmo título.
A actual Exposição está patente até 19 Abril na Galeria AMIArte- PORTO.


..................................................................................................................


25 de Março (terça-feira):

ODIVELAS – Poesia Visual de Fernando Aguiar
Fernando Aguiar "Poéticas & Ex-Poéticas"
Os poemas visuais apresentados nesta exposição fazem parte de uma série de cerca de 60 colagens realizadas em 1996 e 1997, que têm como principal característica o facto de utilizarem gravuras do Séc. XIX e letras de vinil desenhadas e recortadas com o recurso a meios informáticos, assim como letraset do final do Séc. XX., resultando na conjunção de linguagens (visual e alfabética) de dois séculos diferentes e com mais de 100 anos de distância entre si.
Trabalhos desta série foram já apresentados na Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha (1998), na Biblioteca Municipal da Tapada das Mercês (1998) e no Museu Nacional do Traje, em Lisboa (2004).
Dos poemas visuais agora patentes na Biblioteca Municipal D. Dinis, cerca de metade são inéditos. No entanto já foram quase todos publicados em revistas e jornais culturais em Portugal, Espanha, Itália, França, Canadá, Brasil, U.S.A., Índia e na Hungria, e em antologias literárias na Rússia, Brasil, Canadá, Hungria e em Portugal.
A exposição está patente até 29 Março (3ª a Sáb 10h30 às 18h30) na Biblioteca Municipal D. Dinis (Rua Guilherme Gomes Fernandes – Odivelas).

LISBOA – Recital de Poesia
Hoje, 25 de Março, terá lugar no Café Império (Av. Almirante Reis - Lisboa) o recital de Poesia “Fernando Pessoa e seus principais heterónimos” pelo Grupo de Jograis "U...TÓPICO".
Buffet às 19.30h (15 euros); início do recital às 21h.


LISBOA – Sessão de Leitura de Poesia
Terá hoje lugar na Livraria Círculo das Letras (Rua Augusto Gil, 15 B - Lisboa), pelas 19 horas, uma sessão de Leitura de poemas do livro “Quando não souberes copia” de Fernando Tordo (Edição Campo das Letras).
A leitura de poemas será feita por por Fernando Tordo e José Fanha.

..................................................................................................................


27 de Março (quinta-feira):

S. João da Madeira - “A Revolta das Palavras”
Hoje, 27 de Março, terá lugar no Bar Art7Menor (S. João da Madeira), pelas 22 horas, o Filo-Café "A REVOLTA DAS PALAVRAS" pelas associação cultural “Teia dos Sentidos”, integrado no Festival “Poesia à Mesa”. Este filo-café pretende ser um espaço de convívio e laboratório de expressões artísticas entre todos os presentes. O público será convidado a participar, constituindo um elemento fundamental na interactividade desta tertúlia.
Haverá declamação de poesia, tertúlia, exposição de pintura e fotografia:
Ana Mafalda Pinto (Braga, performance), Ângela de Almeida (Santa Maria da Feira, Fotografia), Apolinário (S. João da Madeira, Música), Bruno Resende (Porto, Fotografia), Emília (Braga, Poesia), Emídio Aguiar (S. João da Madeira, Pensamento) Filomena Tavares (S. João da Madeira, Poesia), Filomena Carvalho (Santa Maria da Feira, Poesia), Fábio Lopes (S. João da Madeira, Fotografia), Joaquim Fial (S. João da Madeira, Fotografia), Manuel (Braga, Poesia), Maria da Glória ( Vale de Cambra, Pintura), Mariana (S. João da Madeira, Dança), Mário Silva ( Oliveira de Azeméis, Performance), Pedro Afonso (Arrifana, Fotografia), Pedro Miguel Bastos (Arouca, Fotografia), Rosa Familiar (Santa Maria da Feira, Poesia), Salomé Pinto (S. João da Madeira, Pensamento), Sílvia Silva (Matosinhos, Poesia), Samar (Branca, Dança), Susana Paiva (Vale de Cambra, Performance), Tiago Moita (S. João da Madeira, Pensamento), Vítor Alves (S. João da Madeira, Performance), Victor José (Vale de Cambra, Poesia).

Alberto Augusto Miranda também marcará presença neste Filo-Café A REVOLTA DAS PALAVRAS.

A entrada é livre.
Mais Informações, aqui: http://simbiose.sitesedv.com/

LISBOA - Poesia no Frágil
Hoje, 27 de Março: Luiza Neto Jorge
Com:
São José Lapa
Celina da Piedade
Quarteto Express
JP Diniz
O Frágil fica na Rua da Atalaia, 126, Bairro Alto - Lisboa
E o site, aqui: http://www.fragil.com.pt

AMADORA - Recital de Poesia
Hoje, 27 Março, a Andante apresenta "Às escuras, o amor", pelas 21h30, na Biblioteca Municipal da Amadora.
A Associação Artística Andante corre o país de lés a lés desde 1999 com espectáculos, recitais, ateliês, leituras em voz alta... procurando sempre novos públicos para a poesia e para a prosa e especialmente para o teatro, através dos princípios da curiosidade e do prazer.
Os espectáculos não são recitais no seu sentido mais convencional. Partem de um conjunto de formas possíveis (e às vezes impossíveis) de ler um texto.
As imagens são construídas dentro de cada pessoa a partir da sonoridade que as palavras têm (porque para além de um sentido, também possuem a sua sonoridade) e da sonoplastia que a Andante lhes impõe para lhes dar uma nova "versão".
“Às escuras, o amor” (que é também o título de um poema de David Mourão Ferreira), tem poemas de vários autores (maioritariamente portugueses) sobre o Amor.

..................................................................................................................


28 de Março (sexta-feira):

PORTO – Poesia no CLP
Hoje, 28 de Março, pelas 21h30 no Piano-bar do Clube Literário do Porto:
“Universos Paralelos”
Poemas Escolhidos por António Domingos.
O Clube Literário do Porto está aberto de segunda a domingo, das 13h à 1h e fica na Rua Nova da Alfândega, 22 (Porto).

..................................................................................................................


29 de Março (sábado):

LAGOS – Recital de Poesia
Hoje, 29 de Março, pelas 21h30:
A Viagem de Sophia de Mello Breyner – Recital de Poesia
Bernardo Sassetti (Piano) & Beatriz Batarda (Voz)
Local: Auditório do Centro Cultural de Lagos
Org.: Câmara Municipal de Lagos/Academia de Música de Lagos
Preço dos Bilhetes: 8 € (descontos de 50% para reformados, via verde e cartão jovem)
“A estrada ia entre campos e ao longe, às vezes, viam-se serras. Era o princípio de Setembro e a manhã estendia-se através da terra, vasta de luz e plenitude. Todas as coisas pareciam acesas. E, dentro do carro que os levava, a mulher disse ao homem: - É o meio da vida”.
É assim que Sophia de Mello Breyner dá início a uma viagem de procura pelo meio da vida. Durante a narrativa surgem ao perto e ao longe, as coisas, os caminhos, as dúvidas e os medos. Ao protagonismo das palavras juntam-se as notas e as sequências de um piano, ou melhor do piano de Bernardo Sassetti, que pretende acompanhar esta viagem sem nunca se impor perante as palavras ditas por Beatriz Batarda.

PORTO – Apresentação no CLP
Hoje, 29 de Março, pelas 21h 30 no Auditório do Clube Literário do Porto:
Apresentação do livro «Poética do Instante Filosófico» de Luís Lourenço.
Leituras: Miguel Leitão, Diana Devezas.
O Clube Literário do Porto está aberto de segunda a domingo, das 13h à 1h e fica na Rua Nova da Alfândega, 22 (Porto).



PORTO – Lançamento da Revista Big Ode 4
Terá lugar hoje, 29 de Março, pelas 22.30 horas, no Gato Vadio (Porto), mais uma sessão de lançamento da Revista Big Ode n.º4, revista quadrimestral de Poesia e Imagem que promove desde 2006 projectos de autores/poetas/artistas de várias proveniências. Este 4.º número rege-se sob o tema URBE.
Na sessão de lançamento haverá Vídeo, Leitura de Poesia e Música.
O Bar/Livraria Gato Vadio fica na Rua do Rosário, 281, no Porto.

1 comentário:

Anónimo disse...

Querida Inês,
Uma pauta bastante expressiva de eventos culturais que ora estás apresentando. Desejo êxito a todos os participantes.
Aproveito a oportunidade e espaço par transmitir-lhe meus mais sinceros votos de uma Feliz Páscoa para você extensiva aos familiares queridos.
Cordialmente:
Geraldo