quinta-feira, 13 de março de 2008

Cativar para a Poesia

“Ah, isto é que é poesia!?” é o espectáculo de introdução à poesia do Grupo O Contador de Histórias. Prestes a ultrapassar as 300 exibições, a acção continua a percorrer o país, mostrando que a poesia não tem de ser “chata e cinzenta”.
Na linha de abordagem do Grupo, “Ah, isto é que é poesia!?” pretende ocupar um espaço deixado muitas vezes vago pela escola: a fruição da poesia apenas pelo prazer. Assim, este recital comentado e interactivo leva o público (sobretudo do 3º ciclo e secundário) a partir de uma visão mais clássica (começando com Florbela Espanca, Sophia de Mello Breyner) para o encontro com autores esquecidos pelos programas escolares (como os surrealistas Alberto Pimenta, Mário-Henrique Leiria, Mário Cesarinny). Os textos escolhidos provocam sensações distintas, abordando a própria poesia, o amor ou a liberdade, mas muitos deles de uma forma irreverente e inesperada, cativante para os alunos.
Durante cerca de sessenta minutos assiste-se a uma “aula” diferente, onde se aproveita a poesia para educar para a cidadania, por entre gargalhadas e nós na garganta, com as palavras dos autores mais conhecidos mas também daqueles que ficam na penumbra do reconhecimento.
O Grupo O Contador de Histórias é um núcleo de divulgação cultural, sediado em Tomar, com uma década de trabalho na promoção do livro e da leitura e passagens por todos os pontos do país, nos mais diversos locais: escolas, bibliotecas, teatros, hospitais ou estabelecimentos prisionais são alguns dos exemplos. Trabalha regularmente em parceria com entidades como a Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas, a Ass. de Professores de Português ou a Ass. de Profissionais de Educação de Infância, entre outras.
Mais informações, aqui.

Sem comentários: