quarta-feira, 21 de novembro de 2007

BN adquiriu caderno manuscrito de Pessoa

A Biblioteca Nacional adquiriu um caderno manuscrito de Fernando Pessoa, com 89 páginas, com o título “Contas correntes”.
Escrito a tinta e a lápis, os temas são vários; desde listas de projectos de escrita a listas de livros a ler ou adquirir, em inglês e latim.
Contém também poemas em inglês, alguns assinados «C. R. Anon», notas sobre versificação inglesa e várias listas de poemas seguidos das respectivas datas.
Estes textos foram escritos na sua maioria entre 1903 e 1904, quando Fernando Pessoa estava na África do Sul, mas também em 1909.
O manuscrito passa a incorporar o espólio pessoano da Biblioteca Nacional, onde será disponibilizado à leitura. Segundo a instituição, abarca assim um período bastante amplo da biografia pessoana, esclarecendo nomeadamente aspectos da génese do heterónimo Alexander Search e documentando os anos formativos do poeta.
Este caderno estava em casa de familiares do poeta, e já tinha sido apresentado na parte documental da exposição «Fernando Pessoa – Poète Pluriel», realizada em 1985 no Centro Georges Pompidou, em Paris.

Sem comentários: