segunda-feira, 2 de julho de 2007

Livrarias de culto




As livrarias Ler Devagar e Eterno Retorno, antigamente instaladas no Bairro Alto, em Lisboa, inauguraram uma nova livraria comum, na antiga fábrica de Braço de Prata, entre Santa Apolónia e o Parque das Nações.
O novo espaço, situado num edifício já parcialmente recuperado, com mais de 600 metros quadrados de área coberta, tem a funcionar, por enquanto, três salas de livraria, cinco espaços de galeria, um bar/concerto e um cine-teatro.
Existe ainda uma esplanada ao ar livre, um jardim de Inverno, postos de acesso à Internet, uma loja de roupa em segunda-mão e vários espaços para o lançamento de livros, conferências, debates e reuniões, equipados com meios audiovisuais.
Numa segunda fase, com inauguração prevista para o início de Outubro, serão ainda instalados uma nova galeria, uma loja de música e cinema, uma livraria infantil, uma sala de jogos (com bilhar, ténis de mesa e torneios de xadrez) uma esplanada coberta e um “drive-in” com cinema ao ar livre.
O novo projecto conjunto da Eterno Retorno e da Ler Devagar assume a forma de uma associação cultural. Para a inauguração das novas instalações, foi retomada a tradição das Festas de São Boaventura, que criaram quando partilhavam uma rua no Bairro Alto. As Festas decorrem até ao final de Julho, às quintas, sextas-feiras e sábados, a partir das 20h00. Do programa das festas, fazem parte um arraial de santos populares na esplanada ao ar livre, concertos de jazz, cinema em sessões contínuas, teatro e performances e cinco exposições individuais, além de livros a preços reduzidos.
Durante as festas, a Eterno Retorno e a Ler Devagar pretendem apresentar o seu plano de actividades para o próximo Outono/Inverno.
Visitem o site, aqui.

Sem comentários: