terça-feira, 8 de maio de 2007








Rosa Maria Martelo apresentará ao público o ensaio de poesia de Pedro Eiras - A LENTA VOLÚPIA DE CAIR (Edições Quasi), na próxima sexta-feira, dia 11 de Maio, às 21:30h, na Biblioteca Municipal de Matosinhos.
"Este livro reúne ensaios ditos em diversos lugares e editados em vários jornais e revistas, especialmente na Relâmpago, entre 2001 e 2006.
Alguns conservam ainda marcas da oralidade em que nasceram. Outros, apenas o vestígio da múltipla reescrita. Todos foram revistos para a presente edição.
Seria ocioso lembrar quantos poetas faltam aqui, por não ter acontecido a ocasião de escrever sobre eles. Este livro não quer ser um mapa completo: só o registo de algumas travessias, certamente com unidade subterrânea, mas no improviso de quem não sabe o seu próprio destino."

Pedro Eiras nasceu no Porto em 1975. É professor de literatura na Faculdade de Letras desta cidade. Desde 2001, publicou os livros de ensaio Esquecer Fausto. A fragmentação do sujeito em Raul Brandão , Fernando Pessoa, Herberto Helder e Maria Gabriela Llansol (Prémio PEN Clube Português de Ensaio) e A Moral do Vento. Ensaio sobre o corpo em Gonçalo M. Tavares , as peças de teatro Antes dos Lagartos, Passagem, Um Forte Cheiro a Maçã, Recitativo dos Livros do Deserto e As Sombras [Slow / A Última Praia antes do Farol / Uma Carta a Cassandra / O Pressentimento de Inverno / Cultura], o romance Anais de Pena Ventosa e o volume de contos Estiletes. As suas peças foram lidas e encenadas no Porto, em Lisboa, Coimbra, Bratislava, Nice, Salónica, Pont-à-Mousson e Paris. A peça Um Forte Cheiro a Maçã foi editada em França por Les Solitaires Intempestifs e lida numa emissão da rádio France Culture.

Mais informações, aqui.

Sem comentários: