quarta-feira, 9 de maio de 2007

Charles Simic

Nascido em Belgrado (Jugoslávia), em 9 de Maio de 1938, o poeta, tradutor e ensaísta americano Charles Simic vive nos Estados Unidos desde os onze anos. Toda a sua obra é escrita em inglês e pertence à literatura norte-americana.
Os seus primeiros poemas foram publicados em 1959, mas a sua estreia em livro deu-se em 1967, com “What The Grass Says” (O que diz a relva). Professor de inglês e poeta consagrado, Simic ganhou o prémio Pulitzer de 1990 com o livro “The World Doesn't End” (O mundo não se acaba). Como tradutor, publicou várias colectâneas de poemas traduzidos para o inglês, de idiomas como francês, sérvio, croata, macedónio e esloveno. O seu trabalho de tradutor abrange ainda a poesia sul-americana.
A infância vivida nos duros anos da Segunda Guerra Mundial representou uma experiência marcante para Simic e que certamente influencia até hoje o seu trabalho poético.
Ao longo de mais de 30 anos, Charles Simic publicou cerca de duas dezenas de livros de poesia. Existem dois resumos importantes: “Selected Poems” de 1990 e “Frightening Toys” de 1995, publicado no Reino Unido, recolhendo poemas dos quatro livros publicados após “Selected Poems”.

Sem comentários: