quinta-feira, 5 de abril de 2007

Poetas portugueses nos transportes públicos de Washington







Numa iniciativa enquadrada nas comemorações do cinquentenário dos Tratados de Roma, que fundaram a UE, organizada pela representação da Comissão Europeia na capital norte-americana com a colaboração dos 27 estados, serão lidos durante o mês de Maio, poemas de autores dos 27 estados membros da União Europeia.
De Portugal, serão lidos excertos de «Os Lusíadas», de Camões, «Mar», de Sophia de Mello Breyner Andresen, «Coração Polar», de Manuel Alegre, «Chuva Oblíqua», de Fernando Pessoa, e «Áspera Vida», de Vitorino Nemésio.
Ao longo do mês serão lidos cinco poemas de cada país na língua original e numa tradução inglesa, no metropolitano e nos autocarros de Washington.
As participações dos restantes países ainda não são conhecidas.
Estarão em breve disponíveis mais informações em: europeanpoetryinmotion.eu.
A Comissão Europeia considera que esta é «uma grande oportunidade para os Estados-membros divulgarem a sua língua e literatura e ao mesmo tempo apoiarem os Estados Unidos no seu esforço para promover a literacia».
Neste projecto, a Comissão Europeia conta com o apoio da Autoridade dos Transportes de Washington, a Comissão para as Artes e Humanidades da capital dos Estados Unidos e da Sociedade Americana de Poesia, entre outras entidades.

Sem comentários: