quarta-feira, 4 de abril de 2007

Grande Prémio de Poesia APE/CTT para António Ramos Rosa



António Ramos Rosa recebeu ontem, pelo seu livro «Génese», o Grande Prémio de Poesia APE/CTT 2005, que classificou como «um dos prémios mais valiosos» com que foi distinguida a sua extensa obra.

O poeta recebeu pela segunda vez este galardão (a primeira foi em 1989, ano em que foi criado, pela recolha «Acordes») criado pela Associação Portuguesa de Escritores e patrocinado pelos Correios de Portugal numa cerimónia que decorreu no auditório da sede dos CTT, em Lisboa.
No valor de 5.000 euros, o prémio destina-se a distinguir anualmente um livro de um autor português publicado integralmente e em primeira edição no ano a que respeita o concurso, não sendo admitidas obras póstumas.
Na edição de 2005, o galardão foi atribuído a Ramos Rosa por unanimidade de um júri composto por Ana Gabriela Macedo, Ana Paula Arnaut e Manuel Gusmão.
O seu livro «Génese» já tinha sido anteriormente distinguido com dois outros galardões literários: o Prémio de Poesia Luís Miguel Nava e o Prémio PEN Clube de Poesia, ambos referentes a obras publicadas em 2005.

1 comentário:

Menina Marota disse...

Ramos Rosa, o meu Poeta predilecto que finalmente vou conhecer!


Um Prémio muito bem entregue e muito merecido!


Grata por o recordares aqui.

Bj ;)