terça-feira, 30 de janeiro de 2007

Exposição em Lisboa sobre o poeta Ángel Crespo







O Instituto Cervantes inaugura no próximo dia 1 de Fevereiro uma exposição sobre o poeta Ángel Crespo, que traduziu para espanhol Fernando Pessoa, Eugénio Andrade, os brasileiros Guimarães Rosa e João Cabral de Melo Neto e ainda Dante e Petrarca.
Esta exposição itinerante (que vai estar patente até 16 de Março) assinala o décimo aniversário da morte do poeta e já passou por em Madrid e Toledo.
Compõem a exposição, fotografias, manuscritos, correspondência, objectos de uso pessoal (como a sua máquina de escrever), livros, catálogos e desenhos.
Nascido em 1926, Ángel Crespo destacou-se como poeta, crítico literário e tradutor, e foi uma das figuras chave da cultura espanhola da última metade do século XX. Faleceu em Barcelona em 1996.
Cedo se dedicou à poesia, tendo publicado o seu primeiro livro em 1950, «Una lengua emerge», dois anos depois de se ter licenciado em Direito.
Publicou, entre outros, os livros «Quedan señales», «Docena florentina», «En medio del camino», «Donde no corre el Aire», «El aire es de los dioses», «El bosque transparente», «El ave en su Aire», além de diversas traduções, ensaios e artigos em jornais e revistas.
Em 1984, a sua tradução do «Cancioneiro», do poeta italiano Petrarca, recebeu o Prémio Nacional atribuído em Espanha nesta disciplina.

O Instituto Cervantes fica na Rua Sta. Marta, 43 F- R/C, em Lisboa

2 comentários:

Tirésias disse...

Uma informação interessante. A não perder.Isto tem características de serviço público

Anónimo disse...

Gran labor al frente del Instituto Cervantes del gallego Don César Antonio Molina