quarta-feira, 8 de novembro de 2006

A Música em Pessoa
















Lançado pela primeira vez em 1985 (em edição vinil), data comemorativa dos 50 anos da morte de Fernando Pessoa, "A Música em Pessoa", editado pela Som Livre, é um exemplo do casamento perfeito entre a poesia portuguesa e a canção brasileira.
São 15 poemas, musicados por alguns dos principais compositores brasileiros: António Carlos Jobim, Edu Lobo, Milton Nascimento, Dory Caymmi, entre outros.
Esta nova edição, em formato digital, remisturada e remasterizada, contém uma versão inédita de Tom Jobim de "Autopsicografia", cantada pelo próprio Jobim.
Tom Jobim interpreta ainda "O Rio da Minha Aldeia" e "Cavaleiro Monge", Nana Caymmi canta "Segue o teu destino", Ritchie revela um aspecto britânico de Pessoa em "Meantime", Eugénia Melo e Castro interpreta "Emissário de um rei desconhecido" e Vânia Bastos dá a sua voz a "Quem bate à minha porta", entre tantas outras especiais interpretações.
Destaque ainda para Marília Pêra declamando "O menino da sua mãe" e o talento de Jô Soares, que incorpora Álvaro de Campos, em "Cruzou por mim, veio ter comigo numa rua da baixa...".
A intenção da produção deste trabalho foi incluir os quatro heterónimos mais famosos do poeta: Alberto Caeiro, Álvaro de Campos, Ricardo Reis e Bernardo Soares, para além de poemas assinados por Fernando Pessoa — ele mesmo.

2 comentários:

Anónimo disse...

Uma coisa mesmo a sério, ao que parece.

Anónimo disse...

Inês
Foi muito bom teres feito este post, o conteúdo deste disco é de facto admirável e apetece ir comprá-lo a correr e por outro lado ficámos a saber a origem do Pessoa Cantado que aqui tinhas deixado ontem. O título “Livro do Desassossego” para o cantar da Olívia só vem confirmar que se trata da reprodução do “Desassossego” que ontem te falava extraído do disco “Melodia Sentimental” da Olívia Byington.