domingo, 15 de outubro de 2006

Hoje nasceu...




15 de Outubro de 1911


Manuel da Fonseca


Escritor português


Artigos relacionados:
Biografia
Poemas: Aldeia ; Domingo ; Segundo (poemas da infância) ;

3 comentários:

Anónimo disse...

Foi com agrado que vi regressar no dia 12 e 15 de Outubro estas efemérides do "Hoje Nasceu...", pensava que tinham acabado em Setembro. Claro que não é o aspecto mais relevante do teu blog mas tem a sua importância relembrar poetas que fazem parte das nossas vida, tomar conhecimento, ainda que breve, de uma biobibliografia do poeta e ler um dos seus poemas.
Já em Outubro teria havido a oportunidade de lembrar, pelo menos no dia 9: Maria Tsevetaeva (russa); Mário de Andrade (brasileiro) e Leopold Senghor (senegalês) isto sem esquecer Aragon no dia 3 ou Wallace Stevens no dia 2, sendo certo que quem é dona de blog é a Inês Ramos e calculo como deve andar ocupadíssima com todas as suas actividades. Mas neste campo se quiser colaboração, aqui estou ao seu dispor.
No caso concreto relembrar Manuel da Fonseca foi uma óptima ideia neste 15 de Outubro, ainda mais com esse poema "Domingo" como que uma imagem de marca do poeta.
Um abraço e parabéns pelo seu excelente blog
Joaquim Cascais

Inês Ramos disse...

Obrigada pelas suas palavras, Joaquim, e pelo seu interesse. De facto, o tempo não é muito e nem todos os dias posso publicar efemérides. De facto há poetas fundamentais, para mim, que faço questão em não me esquecer das suas datas de nascimento. A Tsvetaeva foi uma pena, de facto... Fica para o ano... Mas é bom saber que os visitantes deste blogue se interessam por essas efemérides.
Hoje, por exemplo, não me podia esquecer de António Ramos Rosa e da sua extensíssima obra.
Um abraço.

Anónimo disse...

É bom saber que também os comentários de quem lê o seu/teu blog merecem esta atenção e até uma resposta...gostei francamente!!!!
Sei que todos nós temos poetas que nos são fundamentais, alguns talharam-nos pistas, deram-nos referências para a vida, tocam-nos o íntimo diariamente, daí entender muito bem “que faço questão em não me esquecer das suas datas de nascimento.”, donde nem todos os poetas serão lembrados na data dos seus aniversários aqui no magnífico “Porosidade Etérea”…tudo bem!!! Mas, tal como reconheces, Marina Tsvetaeva foi uma pena…não quererás fazer-lhe uma “Hoje nasceu…” retroactiva? “Trás-anteontem nasceu...”
E gostava de manifestar-TE o quanto aprecio a sensibilidade que revelas nas escolhas dos poemas com que nos presenteias em cada efeméride, (e não só!!!) são, de facto, representativas do poeta como são sempre dos poemas mais belos que eles escreveram ao longo da sua vida.
O do Ramos Rosa, no dia 17, é caso para dizer: “...e podia ter sido outro para recordar-lhe o dia de anos?!!!” ou seja, fizeste uma escolha, e, tal como ele, também dizes, “Caminho com o sol, acendo-o entre árvores e telhados.” In “A Construção do Corpo”.
Bem hajas pelo teu trabalho.
Um abraço
JOAquim Cascais
PS: claro que no dia 20 TE vais lembrar do Arthur Rimbaud, mesmo que nada escrevas aqui a recordá-lo!!!!