segunda-feira, 18 de setembro de 2006

Livrarias de culto



Fez este mês um ano que a Ler Devagar foi desalojada do seu antigo espaço, na Rua de S. Boaventura (no Bairro Alto), depois de seis anos que a colocaram no roteiro cultural de Lisboa como uma das grandes livrarias de culto.

Neste momento, a Ler Devagar está num espaço da Galeria Zé dos Bois, também no Bairro Alto, numa versão em miniatura adaptada ao novo espaço, mas com o espírito de sempre, tentando recriar ali uma pequena Ler Devagar fiel à original.

A Ler Devagar foi desalojada do espaço da Rua de São Boaventura (para ser transformado num condomínio o imóvel onde estava instalada), e esteve com os livros e os móveis espalhados por vários armazéns de Lisboa, até à chegada deste convite da Galeria Zé dos Bois.
Esta mudança para a Galeria Zé dos Bois teve lugar em Fevereiro deste ano e acarretou algumas adaptações, não só ao espaço, bastante mais pequeno, mas também à própria filosofia da Galeria Zé dos Bois, uma galeria direccionada para as artes performativas. Por isso a Ler Devagar tem agora mais livros de arquitectura, design, música, teatro, dança, performance e pensamento contemporâneo, à semelhança do que sucede na Cinemateca, onde a Ler Devagar também tem um espaço, com maior oferta de títulos sobre cinema.
Nesta versão concentrada da Ler Devagar, não falta a cafetaria, um piano e duas bancas de CD’s de jazz, música clássica, brasileira e africana.

Centrada em títulos sobre arte e pensamento contemporâneo, e interessada em colmatar uma carência do mercado português para se distinguir da oferta das outras livrarias, a Ler Devagar recorre sobretudo à importação, nomeadamente de livros ingleses, americanos e franceses.

Entretanto, a livraria está em negociações com a Câmara Municipal de Lisboa para um espaço na Rua da Rosa, onde pretende abrir uma nova loja, dedicada à poesia, literatura e livros infantis.


Aqui ficam os contactos da Ler Devagar:

Morada: Rua da Barroca, 59 – Lisboa (Bairro Alto)

Telefone: 213430205

Horário: Quarta a sábado das 18h00 às 00h00

Site: http://www.lerdevagar.com

Sem comentários: