sábado, 22 de julho de 2006

Manuscritos de Pessoa com acesso universal



Para os que ainda não sabiam, a primeira fase do projecto "Manuscritos de Pessoa em linha", desenvolvido pela Biblioteca Nacional (BN), através do seu Arquivo da Cultura Portuguesa Contemporânea, está disponível desde Março passado, e num mesmo lugar, com toda a poesia de Alberto Caeiro, incluindo a que lhe é atribuída.

No endereço http/purl.pt/1000, que gradualmente acolherá todo o espólio literário pessoano, qualquer utilizador, seja ele investigador ou curioso da sua obra, poderá aceder às várias versões que o autor trabalhou, aos rascunhos que fez, às alterações que considerou necessárias - em papel de carta, em envelopes, em papel de sebenta, em fragmentos de papel; no fundo, em tudo o que tinha à mão, devolvendo-nos, a par do génio, também a dimensão do homem nas suas hesitações e na procura da palavra mais justa.

O acesso universal à versão digital destes materiais terá também importantes reflexos em matéria de conservação dos originais.

As próximas etapas do projecto "Manuscritos de Pessoa em linha" visarão a produção de Álvaro de Campos e de Ricardo Reis.

À guarda do Arquivo da Cultura Portuguesa Contemporânea, no seio do qual se está a desenvolver o trabalho de digitalização/inserção em linha do espólio pessoano, estão hoje 130 espólios, compreendendo mais de três milhões de documentos, o que faz dele um dos mais importantes arquivos literários a nível europeu e internacional.


http://purl.pt/1000/1/index.html

Sem comentários: