sábado, 19 de abril de 2008

E. M. de Melo e Castro

O poeta, crítico e ensaísta E. M. de Melo e Castro nasceu na Covilhã, no dia 19 de Abril de 1932. Formou-se em Engenharia Têxtil em Bradford (Inglaterra), em 1956. Foi professor de Design Têxtil no IADE (Instituto Superior de Arte, Design e Marketing). É Doutorado em Letras pela Universidade de São Paulo (1998) onde foi professor na área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa.
Praticante e teórico da Poesia Experimental Portuguesa nos anos 60, introdutor em Portugal da Poesia Concreta (Ideogramas, 1961), é considerado pioneiro na videopoesia (Roda Lume, 1968). Entre 1985 e 1989 desenvolveu na Universidade Aberta de Lisboa um projecto de criação de videopoesia denominado "Signagens". Melo e Castro tem colaboração poética em numerosas revistas internacionais e portuguesas. Está representado em várias antologias em Portugal e no estrangeiro. Tem participado, individual e colectivamente, em numerosas exposições nacionais e estrangeiras, de poesia experimental. Foi galardoado com o Grande Prémio de Poesia Inaset-Inapa, 1990 e Prémio Jacinto do Prado Coelho, da delegação portuguesa da Associação Internacional dos Críticos Literários, 1995.
Autor de uma vasta obra iniciada em 1950, já publicou mais de trinta livros de poesia e dezassete com ensaios críticos e teoria literária. Alguma da sua poesia está traduzida para Espanhol, Francês e Inglês.

Sem comentários: